II Colóquios de Sociologia
Novas formas de cidadania
e potencialidades da internet em debate

Por Marisa Miranda

Durante uma tarde discutiu-se o conceito de cidadania face aos novos desafios sociais e tecnológicos. A iniciativa partiu do Departamento de Sociologia da UBI.

 

"Novas tecnologias e dimensões da cidadania" foi o tema da segunda edição dos colóquios de Sociologia, que decorreu no dia 24, no anfiteatro 7.21, do Pólo de Ciências Sociais e Humanas da UBI.
A comunicação de Alcides Monteiro teve como tema "Exclusão social ou a negação da cidadania". Segundo este docente falar de uma "nova cidadania" faz já todo o sentido. Com base na definição das autoras francesas Annick Madec e Numa Murard, o docente da UBI referiu-se ao conceito de nova cidadania enquanto "ideia segundo a qual a participação voluntária na coisa pública é constitutiva da cidadania".
Maria João Simões, docente da UBI, apresentou a sua tese de doutoramento cujo tema é "Participação política e ciberespaço: oportunidades e constrangimentos". O fio condutor desta tese passa por saber se "a internet potencia o exercício da participação política". Encontrar modalidades de cidadania na internet é o objectivo de Maria João Simões. Segundo esta docente, "a internet tem constrangimentos para a participação política mas gere também um conjunto de oportunidades".