Radiohead       Amnesiac


2001 - Lançamento na Europa a 4 de Junho


Considero que "Kid A", o último álbum lançado até à altura pelos Radiohead, foi um marco na história da música moderna, tal como o seu antecessor o tinha sido, "OK Computer", se bem que a uma escala menor.
O processo de gravação desse álbum levou à criação de mais de 40 músicas, divididas pela banda em dois lotes distintos. Do primeiro surgiu "Kid A" e dentro de dias estará disponível o apanhado do segundo lote, que dá pelo nome de "Amnesiac".
O vosso comentador de serviço esta semana já teve acesso ao álbum e pode garantir que "Amneasic" não é apenas mais do mesmo: se bem que seguindo a linha do antecessor, este novo álbum (que se espera ser um duplo 10'' na sua versão em vinil, como o "Kid A") acenta a sua estrutura numa lógica pontual, música a música, não podendo, portanto, ser caracterizado como uma ideia só, dividida em faixas. Não é, e desengane-se quem o esperava, um retorno ao som antigo de Radiohead - esses estão mortos e enterrados, a julgar por estes dois álbuns, mas só demonstra a necessidade da banda de avançar e renovar-se a si própria.

 


por pedro homero