Departamento de Comunicação e Artes
Design Multimédia

Combinando arte e tecnologia

Em fase de arranque ainda, a licenciatura em Design Multimédia promete no futuro ser uma das mais procuradas na UBI. No primeiro ano, para as 35 vagas abertas concorreram dez vezes mais alunos.

 Por Carla Loureiro

Estruturas de apoio

O curso dispõe dos mais modernos meios laboratoriais para desenvolvimento de produtos multimédia.
- Atelier de Audiovisuais e Multimédia (Internet, CD-ROM's, redes, produção e edição digital)
- Laboratório de Fotografia
- Estúdio de TV
- Circuito interno de TV
- Centro de Informática

Estrutura curricular
- Duração normal do curso: 4 anos lectivos

- Área científica do curso:

 

Design Multimédia

 

- Nº. total de unidades de crédito necessárias à concessão do grau: 109

- Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:

 

- Áreas científicas obrigatórias:

a) Letras e Humanidades - 19,0
b) Arte e Design - 39,5
c) Ciências da Comunicação - 29,5
d) Informática - 6,0
e) Psicologia - 3,5
f) Economia e Gestão - 11,5

Na Universidade da Beira Interior o ano lectivo 2000/2001 ficou marcado pelo surgimento de novos cursos. Design e Multimédia foi um deles. A existência do curso de Ciências da Comunicação - nomeadamente a forte componente de audiovisual - foi o ponto de partida para a criação da licenciatura em Design e Multimédia. Tal como a necessidade de aliar os conhecimentos das novas tecnologias à expressão artística, porque "também as artes enfrentam a era do digital", sublinha o director de curso, António Fidalgo.
A integração curricular das ciências da comunicação, das belas artes e das novas tecnologias culminaram no Design e Multimédia. Apesar de intimamente ligado à área da comunicação, "demarca-se no aspecto artístico", esclarece António Fidalgo. Diferencia-se, também, por não ter uma componente jornalistíca.
Os objectivos da licenciatura passam pela formação cultural, científica e tecnológica na área do multimédia. Como estruturas de apoio,os alunos dispõem de modernos meios laboratoriais, entre eles, um atelier de Audiovisuais e Multimédia, com acesso permanente à Internet, produção e edição digital, laboratório de fotografia e estúdio de TV. No futuro, as saídas profissionais prendem-se com a produção e edição de vídeo (analógico e digital), com o webdesign, entre outras.
Apesar de recente, o balanço do curso é positivo. "Acho que é excelente, nomeadamente no reflexo que teve em relação às Ciências da Comunicação", finaliza António Fidalgo. De notar, que para as 35 vagas que abriram, os candidatos rondaram os 350.

 

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