PSD reformulou convite a Pinto
para as autárquicas de Dezembro

Concelhia do PSD aprova recandidatura de Carlos Pinto
"A cidade conhece-me"

A Assembleia Concelhia do PSD aprovou, por unanimidade, a recandidatura de Carlos Pinto à autarquia serrana. Sem um "sim" explícito, o edil promete uma campanha "serena".

Por Rita Lopes
NC/Urbi et Orbi

A Comissão Política Concelhia do Partido Social Democrata (PSD) da Covilhã reuniu no dia 24 de Maio, quinta-feira, para, além de outros assuntos, aprovar e formalizar a recandidatura de Carlos Pinto à Câmara serrana.
O convite já tinha sido formulado em Dezembro do ano passado, mas, segundo a Concelhia, "agora chegou a altura de o reformular, como forma de continuar o trabalho que os sociais democratas têm realizado no concelho". Aprovado, por unanimidade, na reunião que juntou cerca de uma centena de militantes, a proposta não obteve resposta afirmativa do eventual recandidato. Pinto referiu, apenas, que "o trabalho da Câmara está à vista" e "a cidade conhece-me".
Embora o actual edil covilhanense tenha reservado a sua resposta de recandidatura para meados de Junho, altura em que serão conhecidas as listas para as autárquicas, a verdade é que insiste em descrever a campanha. "Esta será baseada no contacto pessoal e em propostas concretas e ignoraremos os ataques de outras cores políticas. Vamos fazer um trabalho de esclarecimento e obter, seguramente, resultados esperados", diz Pinto. E acrescenta: "A campanha eleitoral, por nós, vai ser muito tranquila. Vamos mostrar que continuamos a ter boas ideias e a desenvolver a capacidade de acção dos últimos quatro anos".
Assim, Pinto parece "dar uma no cravo e outra na ferradura". Apesar de explicar os passos e objectivos da campanha eleitoral, não responde aberta e afirmativamente à sua recandidatura. "É necessária uma reflexão ponderada que, depois do sim, obriga a uma dedicação a cem por cento. E é isso que estou a considerar", sublinha o político. Contudo, o apoio total da Assembleia laranja à sua permanência na autarquia, ou pelo menos à sua recandidatura, foi, para Pinto, "uma prova de que no partido não há vozes discordantes". "Quero que saibam que sou, sobretudo, uma pessoa interessada na Covilhã, mas o carinho dos companheiros da minha força política, é sempre uma mais valia", continua.

Militantes defendem apoio a Morgado

Um dos assuntos que esteve, também, na mesa do encontro dos sociais-democratas, da última semana, foi a elaboração das listas dos candidatos à Assembleia Municipal, Câmara e assembleias de Freguesia. Foi neste ponto que entrou, na ordem da noite, a candidatura independente do militante João Morgado à Junta da Conceição. Sem a colaboração política do PSD, o candidato viu e ouviu vozes de colegas militantes a defenderem esse apoio.
Carlos Pinto, por seu turno, não quis manifestar a sua posição em relação ao assunto e preferiu guardá-la para depois da elaboração e apresentação das listas. "Não quero falar sobre candidaturas particulares, dado que ainda está tudo em aberto", afirma, ao mesmo tempo que manifesta a sua preferência: "Paulo Rosa é o meu candidato". Afirmação que vem de encontro à já anunciada candidatura do responsável máximo pelo Grupo Desportivo da Mata, à Freguesia da Conceição.