14 profissionais da Educação
foram homenageados e receberam das mãos de Maria do Rosário Rocha algumas lembranças
XIV Encontro de Profissionais de Acção Educativa do 1º Ciclo
Profissionais de Educação homenageados

Dez professores e quatro auxiliares aposentados foram homenageados pelos seus pares, no XIV Encontro Concelhio de professores, educadores de infância e auxiliares da acção educativa. A vereadora com o pelouro da Educação, Maria do Rosário Pinto da Rocha, entregou lembranças da autarquia.

Por Cristina Marques

Cerca de 150 profissionais da educação juntaram-se, no dia 2 de Junho, para homenagear os seus pares aposentados este ano.
António Martins Barata, 58 anos, foi um dos homenageados. Professor do Ensino Básico durante 27 anos, desde sempre o prazer do trabalho com as crianças o apaixonou, profissão que aliás partilha com a sua esposa. Para trás ficou o emprego que tinha na Repartição de Finanças. "Ao longo destes anos, passaram-me pelas mãos mais de 600 crianças", afirma satisfeito. Tempo mais que suficiente para assistir a grandes mudanças: "Antes as crianças eram muito mais dóceis e acatavam mais as ordens. Há uma grande diferença de mentalidade entre as crianças do antes e do pós 25 de Abril."
Em Março reformou-se. "Ao chegar ao fim de uma vida activa, sempre rodeado de crianças, sinto um grande vazio. Já me interroguei várias vezes acerca do que irei fazer agora", explica.

Animação e muitas surpresas

A organização deste evento esteve a cargo da Escola de Santo António, na Covilhã. Foi mesmo nas instalações desta escola que a sua directora, Maria Margarida Santos Russo, recebeu os cerca de 150 profissionais da educação presentes.
A recepção foi marcada pela actuação do Rancho Folclórico do Refúgio, seguindo-se uma celebração eucarística na Capela dos Serviços Sociais. Aqui, esteve presente o Grupo Coral de Crianças da Escola de Santo António e foram proferidas palavras de homenagem aos profissionais aposentados.
Para a noite estava marcado um jantar onde conviveram diferentes gerações. A organização entregou várias lembranças aos homenageados, que receberam presentes das mãos de Maria do Rosário Pinto da Rocha, vereadora da Cultura.
Emília do Rosário Silvestre, uma das homenageadas, estava visivelmente comovida: "depois de 32 anos de dedicação, acho que merecíamos uma iniciativa deste género".
A festa continuou e os presentes foram brindados com a presença do Rancho Folclórico de Santo António.