II Jogos Juvenis do concelho
Incentivo à prática desportiva

Por Cláudia Cardoso

De 14 de Junho a 14 de Julho, a Câmara Municipal a Covilhã vai organizar a segunda edição dos jogos juvenis do concelho. A divulgação desta actividade foi feita numa conferência de imprensa realizada no dia 11.

João Esgalhado, vereador com o Pelouro do Desporto, afirmou que "esta iniciativa tem como objectivo garantir a prática desportiva aos cidadãos jovens e menos jovens do concelho". Desenvolvidos pela primeira vez no ano passado, os jogos juvenis foram uma iniciativa de sucesso pelo que, diz ainda o vereador, "resolvemos repetir".
Estes II Jogos Juvenis envolvem, no ano 2001, um conjunto de sete modalidades: futebol, andebol, basquetebol, ténis de mesa, damas, xadrez e natação. "São jogos basicamente destinados para os mais jovens embora ao nível do xadrez, das damas e ténis de mesa seja possível e está a acontecer, a inscrição de cidadãos de idades mais avançadas", explica João Esgalhado.
Cerca de mil e 300 participantes e à volta de 200 pessoas na organização estão envolvidos nestes jogos, que vão levar a prática desportiva a 27 das 31 freguesias do concelho.
"Vamos levar a cabo actividades desportivas descentralizadas", comenta o vereador referindo-se ao facto de praticamente todos os pavilhões do concelho serem utilizados.
Ao nível do xadrez, ténis de mesa e damas, os torneios estão já a decorrer nas várias associações desportivas e culturais, de forma a apurar em cada uma delas os participantes no torneio concelhio final, a realizar no dia 14 de Julho, data em que estão previstos terminar todos os jogos. O basquetebol e a natação também já decorrem ao nível das escolas básicas do concelho.
No andebol e futebol, as competições têm início no dia 14 de Junho e terminam a 14 de Julho.
Num total serão realizados cerca de 100 jogos de basquetebol, 50 de futebol e andebol e 500 jogos nas outras modalidades. Trata-se de "um conjunto de torneios já com uma dimensão muito significativa para o concelho da Covilhã, que envolve verbas da Câmara Municipal da Covilhã na ordem dos cinco mil contos", afirmou o vereador João Esgalhado.