EARMA e PRELO
UBI quer investigar com parceiros europeus

Por Raquel Fragata

AA EARMA é uma organização europeia que visa a promoção da investigação na Europa. UBI estuda a hipótese de se tornar um dos parceiros da associação.

A European Association of Research Managers and Administrators - EARMA e o PRELO, Portuguese Research Liaison Office, entidade financiada pela Fundação das Universidades Portuguesas (FUP), a convite da Reitoria da UBI, estiveram na Covilhã para apresentar os seus projectos. Campbell Warden, presidente do EARMA, e Helena Petiz, coordenadora do PRELO, explicaram aos presentes os objectivos das duas associações: a coordenação da investigação feita pelas universidades e a ligação destas aos projectos de financiamento.
Manuel Santos Silva, Reitor da UBI, manifestou durante a sessão o interesse da Universidade em associar-se à EARMA e de criar um grupo de cinco elementos para frequentar as aulas à distância de gestão e administração de investigação, promovidos pela respectiva associação. A EARMA está aberta a novos parceiros que queiram integrar a associação e para isso requer elementos interessados na profissionalização da gestão da investigação, ao juntar grupos académicos, pequenas e médias empresas (PME's), grandes indústrias e o próprio Governo, através de políticas de Investigação e Desenvolvimento.
Durante este mês e até Julho, ainda não agendado, será provável a visita de Ana Teresa Caetano à UBI para uma apresentação mais detalhada dos programas do V Programa Quadro, fundos da União Europeia que estabelecem as prioridades para as actividades de investigação, desenvolvimento tecnológico e demonstração. Objectivos que são definidos pelas exigências da qualidade de vida e competitividade dos cidadãos europeus.
Os grandes objectivos da UBI na adesão a esta estrutura são o fomento interno entre os doutorados da apresentação de investigações, ao mesmo tempo captar recitas paralelas ao Orçamento de Estado, integrar os diversos programas existentes e disponíveis e dar formação a elementos internos da UBI. As vertentes mais privilegiadas para estes trabalhos são aquelas onde ainda se denota pouco desenvolvimento, tornando-se, por isso, prioritárias, e com custos baixos.