Uma história simples
de David Lynch

  

 

"Uma história simples" é uma vitória sobre o estigma da velhice na nossa sociedade. Baseada num episódio real, a história de Alvin Straight (Richard Farnsworth) revela que a determinação não conhece barreiras. Aos 73 anos de idade, depois de uma visita ao médico reveladora de uma saúde frágil, Straight percorre uma longa distância no seu lento corta-relva, para fazer as pazes com um irmão doente com quem tinha cortado relações há vários anos. Alvin manifesta uma paciência e uma noção do tempo que a velhice proporciona. Sendo que de início o filme é tomado no seu relato realista, cedo se torna uma metáfora da própria velhice, porque a acção corresponde às próprias dificuldades da idade.
Em "Uma história simples", o personagem encontra-se na sua verdade essencial, e daí também a opção do tratamento que Lynch dá à história: directo, sem formalismos expressivos, nem meios sofisticados. O filme aliás, joga com o fascínio do retrato de um velho, simplesmente um velho americano que persegue um objectivo ditado pela sua consciência. Ao longo da lenta viagem vai revendo o seu percurso de vida, através das conversas que estabelece com as pessoas que surgem no enredo. De facto, Alvin não percorre apenas uma distância. Ele é um personagem em diálogo com os outros. Antes da partida, com a sua filha Rose, e depois com os diversos personagens encontrados pelo caminho, para culminar no encontro do final com Lyle (Harry Dean Stanton), o irmão procurado.
É interessante verificar que a disponibilidade interior de Straight para o encontro conduz à determinação de levar por diante algo que pode à primeira vista, não parecer muito sensato, mas é a viva expressão do seu sentimento e do que acha que deve fazer com os meios de que dispõe. Mas "Uma história simples" espelha um respeito especial que é também uma das bases do encontro. O filme olha Alvin como alguém merecedor de consideração e os próprios personagens que ele vai encontrando também testemunham essa forma de respeito que nas sociedades actuais se parece estar a perder.