Por Raquel Fragata

Durante os meses de Julho e Setembro a UBI vai promover cursos de aeromodelismo

A Unidade das Engenharias da UBI vai promover durante os meses de Julho e Setembro cinco cursos de Aeromodelismo, juntando para tal docentes e alunos das diversas licenciaturas. O Aeroclube da Covilhã é também um dos parceiros da iniciativa e colabora nomeadamente com a cedência das instalações para a realização dos cursos práticos. A iniciativa Aeronest visa captar o interesse de um público alvo especial: os alunos dos 10 º, 11º e 12º anos do ensino secundário, bem como os alunos dos primeiros anos da Licenciatura em Aeronáutica. Trata-se de uma das medidas que a Unidade vai levar a cabo para captar novos alunos para a instituição.
Assim durante os meses de Julho e Setembro, e a troco de pequenos pagamentos (os cursos serão parcialmente financiados pela Unidade), os interessados poderão frequentar os cursos de Iniciação (primeira semana de Julho), onde lhes serão ensinados os princípios básicos de voo, de Princípios Avançados (segunda semana), e Projecto (últimos quinze dias de Julho), aprendizagem teórico-prática dos princípios que podem ser aplicados a aeromodelos e aeronaves. Estes cursos teóricos vão funcionar entre as 17 horas e as 18 e 30, diariamente. As inscrições podem ser feitas até 30 de Junho, o custo é de 500 escudos para estudantes e mil para não estudantes.
Em Setembro funcionarão os cursos práticos (mil e dois mil escudos para estudante e não estudante) de Pilotagem e de Construção de Aeromodelos. Para o curso de Construção o limite de inscrições é de 25 elementos. As inscrições para estes cursos são só até 31 de Agosto.
O curso de Pilotagem vai decorrer nas instalações do Aeródromo, onde vai ser ensinado a operar com pistas de aterragem e afinação do aeromodelo a motor, e na encosta Sul da Serra da Estrela, com exercícios com planadores de encosta.
O curso de Construção de Aeromodelos decorre nas instalações do Aeroclube, junto ao Aeródromo da Covilhã.
Aos frequentadores será fornecido material de estudo bem como material para a construção dos aeromodelos. Mais informações podem ser obtidas junto dos responsáveis do Aeronest: engenheiro Miguel Ângelo Silvestre [miguelangelo1973@hotmail.com] e engenheiro Pedro Gamboa [gamboa@demnet.ubi.pt], ou através do telefone 275329745.




 

Cursos de Formação Teóricos - JULHO
1. Princípios Básicos - 7,5 horas - 50 vagas - 500$00 estudante
                                                                     1000$00 não estudante

2. Princípios Avançados - 7,5 horas - 50 vagas - 500$00
                                                                          1000$00

3. Projecto - 15 horas - 50 vagas - 500$00
                                                     1000$00

Inscrições até 30 de Junho

Cursos de Formação Práticos - SETEMBRO
1. Pilotagem - 50 vagas - 1000$00
                                         2000$00

1. Construção - 25 vagas - 1000$00
                                           2000$00

Inscrições até 30 de Agosto