Por Cláudia Cardoso

Pedro Saraiva apresentou as novas normas de qualidade e certificação das empresas em vigor desde Dezembro de 2000

Pedro Saraiva é docente do Departamento de Engenharia Química da Universidade de Coimbra e doutorado na área de Gestão da Qualidade pelo Massachusetts Institute of Technology. O orador veio à Covilhã apresentar as linhas gerais de orientação subjacentes às novas normas ISO 9000, a convite do Pólo Dinamizador da Qualidade.
A entidade organizadora deste debate, que decorreu no dia 5 de Junho, no Hotel Turismo da Covilhã, resulta de uma parceria entre a Associação Portuguesa da Qualidade, a Câmara Municipal da Covilhã, a Universidade da Beira Interior, a Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios e o Nercab - Associação Empresarial da Região de Castelo Branco.
As normas ISO 9000 são utilizadas para efeitos de certificação de empresas, sendo que uma empresa certificada significa, em princípio, que tem por trás um sistema de garantia de qualidade implementado.
"A nova versão deste conjunto de normas, publicada a 15 de Dezembro de 2000, traz uma mudança profunda em termos de filosofia, que é passarmos de uma mera garantia da qualidade para a gestão da qualidade, isto é, uma maior preocupação na identificação das necessidades dos clientes, por um lado, no acompanhamento do grau de satisfação que é alcançado, por outro", explicou Pedro Saraiva.
Uma nova exigência é a orientação para processos que ainda não são muito frequentes nas empresas nacionais. Esta nova família de normas obriga a olhar para as organizações como um conjunto de processos numa perspectiva muito mais horizontal, em lugar da habitual empresa como um conjunto de departamentos ou secções.
As diferenças relativamente às duas versões da norma passam também pela procura de uma melhoria contínua que estava apenas vagamente referida na versão de 1994. Segundo Pedro Saraiva, esta necessidade de aperfeiçoamento contínuo aparece com muito mais força nesta nova ISSO 9000, ou seja, "não basta fazer bem, é preciso fazer cada vez melhor", explicou ainda o orador.
O debate final permitiu aos representantes das várias empresas presentes, esclarecer dúvidas e apresentar os seus pontos de vista.