"SOS LIXO"
Ecopontos na cidade para reduzir, reutilizar, reciclar

Por Patrícia Caetano

 

Num concelho em crescimento como o da Covilhã a preocupação com as questões ambientais e tratamento dos resíduos torna-se iminente. Só nos últimos 10 anos a cidade duplicou a produção de lixo para 16 milhões de toneladas anuais. Sobre estas questões falou-se na conferência "SOS LIXO" promovida pela autarquia.

Foi em tom de socorro que a Câmara Municipal da Covilhã quis transmitir a necessidade de tratar e reduzir o lixo produzido pelas populações. "Este SOS, vem no sentido de alertar os munícipes do concelho da Covilhã para a problemática dos resíduos sólidos urbanos", explicou o vereador do pelouro do Ambiente, Joaquim Matias, que presidiu à conferência "SOS LIXO", que na terça feira, 5, teve lugar no Auditório dos Serfviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) da cidade.
Só na última década, o concelho da Covilhã duplicou a sua produção de lixos por ano, que passou de oito para 16 milhões de toneladas. As migrações das populações rurais para os meios urbanos são um dos factores que terá levado ao aumento da produção de lixo, bem como a lateração dos hábitos de consumo das pessoas.
O SMAS tem vindo a melhorar a recolha dos resíduos sólidos urbanos na Covilhã. Actualmente, para além da recolha de resíduos sólidos domésticos e seu transporte para o aterro sanitário do Souto Alto, existe a recolha selectiva dos lixos. Tendo já a autarquia disponibilizado alguns Ecopontos na cidade. Nestes locais os munícipes podem proceder à separação de pilhas, vidros, papel, depositando-os nos contentores apropriados. Esses resíduos são depois reencaminhados para empresas de reciclagem. "Temos desenvolvido protocolos no âmbito da protecção do ambiente. Por exemplo, recolhemos o papel que depois é enviado para a UBI", refere Joaquim Matias.

Lixo transformado em composto

Até ao final do ano os resíduos sólidos do concelho da Covilhã deixarão de ser encaminhados para o aterro sanitário do Souto Alto e serão todos tratados. A Central de Compostagem, que será inaugurada pelo primeiro-ministro, António Guterres, no dia 6 de Julho, evitará os inconvenientes das tradicionais lixeiras. Este projecto, através de tecnologia sofisticada, permite transformar o lixo num material fermentado para ser reutilizado na fertilização dos terrenos agrícolas.
Contudo, avisa a autarquia, esta medida irá implicar a aplicação de taxas adicionais aos munícipes da Covilhã, uma vez que o preço de produção por tonelada ronda os seis mil e 500 escudos.
Paralelamente a autarquia desenvolveu uma actividade de promoção e divulgação da Política dos 3 R's: Reduzir, Reutilizar e Reciclar para os mais pequenos. Ao longo de uma semana, centenas de crianças visitaram a exposição patente no Auditório do SMAS. Procurando sensibilizar, os mais pequenos tomaram contacto com gestos simples que podem ajudar a melhorar no dia-a-dia o ambiente. Exemplo disso foi a construção de instrumentos musicais com materiais reutilizados como o plástico e o papel.