A encerrar mais um ano lectivo,
a EPABI organiza o sétimo
ciclo de concertos
7º Ciclo de Concertos da EPABI
Muita música na cidade

A Escola Profissional de Artes da Beira Interior organiza mais um ciclo de concertos. De 24 de Junho a 20 de Julho, a Covilhã poderá assistir a cerca de 50 apresentações.

Por Cláudia Cardoso


O ciclo de concertos da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) deste ano traz algumas novidades. "Para além dos concertos normais, que anualmente organizamos no final do ano, outro tipo de concertos irá começar no próximo dia 24 de Junho", diz Paula Ramos, directora da escola. "Iremos proporcionar à cidade e aos nossos alunos a possibilidade de ouvirem concertos por profissionais", explica.
Neste âmbito, no dia 24 de Junho, a orquestra barroca "Ars Antiqua" vai dar um concerto na Igreja de S. Tiago.
Os restantes concertos decorrerão no Teatro Cine. A 25 de Junho, professores da EPABI subirão ao palco para um concerto de piano a quatro e a seis mãos. Ainda no mês de Junho actuará um quarteto de clarinetes baixos (dia 29) e uma ópera a 30.
Em Julho, um concerto de piano e fagote (dia 1), uma actuação da orquestra sinfónica da EPABI com um trompetista francês (dia 5) e termina no dia 20 com o grupo de metais da EPABI, que apesar do nome já só tem dois de alunos da escola.

Alunos à prova

Esta edição do ciclo é ainda composta por provas de aptidão profissional e concertos de música de câmara. As provas são recitais feitos pelos alunos. Tratam-se das avaliações para os que terminam ensino básico (9º ano) ou de instrumento (12º). A avaliação é feita por um júri composto pelo director pedagógico da escola, pelo professor do aluno, por um outro docente da cadeira, por um professor da parte sociocultural da formação e por um professor convidado exterior à EPABI. "Tem sempre que haver alguém que é imparcial, uma vez que não conhece o aluno nem a escola. Para cada instrumento há um profissional convidado diferente", adianta Paula Ramos.
A directora salienta ainda a importância dos júris convidados serem pessoas ligadas ao ensino, mas que tenham também uma actividade profissional, visto ser necessário que "entendam que ainda são alunos mas também que possam ver se eles estão preparados para ingressarem no mercado de trabalho".
Para além do ciclo de concertos normal, a realizar no Teatro Cine, na Escola Profissional, vão decorrer ainda as provas finais dos alunos não finalistas.
Tudo contabilizado são cerca de 50 os concertos que a EPABI vai organizar durante cerca de um mês.