Por Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi


A zona da Devesa vai albergar um parque com capacidade para 600 automóveis

O Plano de Pormenor da área de intervenção do Programa Polis de Castelo Branco, está em discussão pública desde ontem, dia 18.
Os interessados têm um mês para consultar o documento que vai estar exposto no departamento técnico operacional da Câmara Municipal, Junta de Freguesia, no Gabinete Polis e no Posto de Turismo.
O programa pretende intervir na salvaguarda e consolidação da Zona Histórica, na requalificação do Centro Cívico, e na melhoria das condições de circulação e do tráfego automóvel. Para isso estão desenhados dois túneis: um entre a zona da Sé e a autarquia, outro entre a Rua da Senhora da Piedade e a Rua do Saibreiro.
Ainda no campo dos automóveis, o Polis prevê a construção de parques de estacionamento, com destaque para a Devesa, onde surgirá uma estrutura com capacidade para cerca de 600 veículos. Outro, mais pequeno, vai servir os moradores e os serviços instalados no Largo de S. João.
Um edifício multifunções, uma sede para o Instituto Português do Património Arquitectónico, uma biblioteca, o Centro de Cultura Contemporânea e uma pista de gelo, são outras das grandes obras do Polis, que prometem mudar a face do Centro Cívico da cidade.