Nos 254 anos do concelho do Fundão
Fortunato lembra quatro anos à frente da autarquia

NC/Urbi et Orbi

Num discurso de 30 minutos, o autarca analizou o seu percurso pela Câmara, primeiro como vereador depois como presidente. Maledicência foi responsável pelas dificuldades do mandato, afirma.

Sem fechar a porta ao regresso à vida política e partidária, José Maria Fortunato, presidente da Câmara Municipal, fez, no sábado, 9, o balanço de um mandato que em Dezembro próximo chega ao fim.
A meia hora de discurso do autarca marcou a sessão solene comemorativa dos 254 anos do concelho e abarcou todas as áreas: do desporto à cultura, passando pelo ambiente, pelo ensino e pelos centros rurais. Fortunato passou em revista os últimos quatro anos, reconheceu "erros e hesitações", mas sublinhou: "A onda de maledicência à volta da Câmara, contribuiu muito para dificultar o mandato". Visivelmente emocionado, o presidente reconheceu, ainda, a dificuldade em integrar a cidade na terceira fase do Polis. A candidatura está formalizada, mas, lembra o edil, "o facto de Castelo Branco ser o único distrito já com dois municípios abrangidos, torna tudo mais difícil". Apesar dos problemas, José Maria Fortunato não deixou, de salientar os "pontos positivos". Exemplo é a primeira fase da intervenção no Mercado FACIF, cujas obras têm inauguração agendada para Agosto.
Os 254 anos do concelho ficam também assinalados pela entrega de várias distinções. A titulo individual, destaque para as medalhas de prata por bons serviços atribuídas a oito funcionários da autarquia, com mais de 25 anos de instituição, e cinco bombeiros da corporação fundanense. A nível colectivo, a distinção com a medalha de mérito municipal coube ao Grupo Desportivo de Silvares, à Associação Cultural e Recreativa de Atalaia do Campo e às duas rádios da cidade: Rádio Cova da Beira e Rádio Jornal do Fundão.