PSP da Guarda com pouco trabalho em 2000
A cidade mais segura do País

NC/Urbi et Orbi

A criminalidade na cidade aumentou. Apesar disso a Guarda pode ambicionar os seus inúmeros recordes a de mais segura do País.

A Guarda foi a cidade com o menor índice de actividade criminal no País em 2000, com 0,3 por cento do todo nacional, revelou à Lusa o comandante distrital da PSP, Simões de Almeida. Apesar disso, segundo o agente, registou-se um aumento de alguns crimes relativamente ao ano anterior, com 243 "contra pessoas" (mais nove por cento) e 337 "contra o património" (mais 22 por cento). A PSP observou, no mesmo período, menos seis por cento nos crimes relativos à "vida em sociedade", com 53 ocorrências, menos 43 por cento nos casos de "legislação avulsa", onde se verificaram 32 crimes. Não houve qualquer ocorrência no capitulo da "paz na humanidade", em que se incluem os crimes de "elevada violência".
A PSP da Guarda registou no ano passado o furto de 52 automóveis, sobretudo no segundo semestre, com incidência em veículos de transporte de mercadorias e jipes. No primeiro semestre deste ano foram furtados 14 automóveis, mas nove já foram recuperados. A polícia referiu ainda alguns locais tidos como de maior incidência em criminalidade na cidade, principalmente na zona mais degradada do centro histórico de São Vicente, a zona da Guarda-gare e Rua António Sérgio. Uma das mais movimentadas durante do dia.