Seia: valorização territorial
3,5 milhões de contos
para as pequenas cidades da Região Centro

Elisa Ferreira apresentou em Seia o Programa de Valorização Territorial das Pequenas Cidades da Região Centro. O plano de intervenção representa um investimento de três milhões e meio de contos nas cidades onde se registam os mais baixos níveis de desenvolvimento..

Elisa Ferreira, ministra do Planeamento, esteve no passado dia 30 de Maio em Seia para apresentar o Programa de Valorização Territorial das Pequenas Cidades da Região Centro. Neste plano está inserido um programa de acção para quatro cidades localizadas no eixo IC17: Arganil, Oliveira do Hospital, Seia e Gouveia. Este plano de intervenção visa o desenvolvimento dos centros urbanos onde se registam os mais baixos níveis de desenvolvimento territorial e urbano. "Tratam-se de espaços de vazio, no desencontro das influências de Coimbra, Viseu e Guarda, que precisam de desenvolver a sua dimensão urbana", refere a ministra.
As acções específicas de Valorização de Pequenas Cidades pertencem a um conjunto diversificado de iniciativas de âmbito territorial, integradas no terceiro Quadro Comunitário de Apoio (QCA III).
Estas acções tem como finalidade reduzir as assimetrias territoriais, quer a nível regional, quer a nível sub-regional.
O programa de Valorização Territorial - Pequenas Cidades, visa também, valorizar espaços e produtos de qualidade e de referência das localidades e das regiões. Pretende ainda, criar oportunidades para actividades de tempos livres, proporcionar mais emprego e valorizar o património.

Acessibilidades e requalificações

Os domínios de intervenção do programa centram-se nas acessibilidades regionais e locais, reestruturação produtiva, requalificação urbana e equipamentos. No que diz respeito às acessibilidades, estão confirmados os projectos da estrada intermunicipal Seia/Gouveia e as estradas do baixo concelho de Gouveia.
A maior fatia do investimento vai para a requalificação urbana e equipamentos, onde estão inseridos o mercado municipal e estacionamento de Gouveia, a reabilitação dos bairros da Fisel e Raposeira e parque urbano em Seia, o urbanismo comercial e parque do Mandanelho em Oliveira do Hospital, e a requalificação do parque urbano envolvente à fabrica de cerâmica em Arganil. A ministra Elisa Ferreira disse ainda que até 2006 serão investidos 600 milhões de contos na região centro. A Comissão de Coordenação tem já 150 milhões de contos em projectos aprovados, em unidades de gestão, ligadas a várias actividades.