SPZC e Ministério da Educação negoceiam
Componente lectiva dos docentes não será aumentada

Ministério da Educação e Sindicato dos professores da Zona Centro chegaram a acordo quanto ao aumento de 90 horas na carga horária semanal dos professores. A revisão curricular a iniciar em Setembro ajudou a que este aumento não seja posto em prática.

O Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZC) e o Ministério da Educação (ME) chegaram finalmente a acordo relativamente ao aumento da componente lectiva dos docentes, no âmbito da adequação dos horários dos professores à revisão curricular. Esta medida, a concretizar, implicaria um acréscimo de 90 minutos semanais à carga horária dos docentes. Este aumento foi regeitado pelo SPZC, uma vez que o consideravam "um atropelo grave aos direitos dos professores".
A revisão curricular a decorrer em Setembro próximo, que alargará o tempo de aulas a 90 minutos, constituiu um contributo para a regeição do aumento de horas proposto pelo Ministério da Educação. O SPZC defende que o aumento da carga horária seria incompatível com a necessidade de preparação das aulas e adequação às novas práticas pedagógicas de 90 minutos.
O horário completo de um professor perante o curriculo que entrará em vigor, será de 11 tempos lectivos, como refere o despacho normativo para o ano lectivo 2001/2002. Além destes 990 minutos, os professores devem assegurar mais 90 minutos para actividades de coordenação pedagógica.
O SPZC mostra-se satisfeito com o resultado das negociações com o ME, e com a reapreciação deste despacho cuja prática será avaliada no final do próximo ano lectivo.