Projecto hidroagrícola da Cova da Beira
AGIR apresenta resultados do estudo

O projecto Hidroagrícola da Cova da Beira está a ser objecto de estudo por parte de uma equipa com elementos de várias entidades onde se inclui a UBI. AGIR Cova da Beira é o nome da investigação que tem como objectivo uma avaliação do impacto do regadio na região.

A Avaliação Global do Impacto do Regadio (AGIR) Cova da Beira vai apresentar em seminário os resultados preliminares do estudo sobre o Projecto Hidroagrícola da Cova da Beira. Este projecto tem como objectivo um aproveitamento dos recursos hidráulicos, com vista ao abastecimento de água para rega agrícola a uma vasta área da Beira Interior.
Um incentivo à produção agrícola da região, que apresenta um elevado potencial, nomeadamente na produção vinícola, no Queijo da Serra, na criação de ovinos e bovinos , bem como na produção frutícola. A difusão do regadio trará à Beira Interior uma maior utilização dos solos, mais produtividade e qualidade dos produtos, constituindo um avaço no potencial agrícola e contribuindo para o desenvolvimento global da região.
O Instituto de Hidráulica (IHERA) a UBI e a Direcção Regional de Agricultura da Beira Interior (DRABI) interessaram-se por esta iniciativa e em conjunto, estão a elaborar um estudo para a avaliação do impacto global do projecto. Neste sentido, pretendem prever a nível empresarial, sectorial e regional, as consequências da disponibilização de água para regadio. Por outro lado, abordam no seu estudo a configuração das decisões, acções e e instrumentos a implementar para o desenvolvimento "global e harmonioso" da região.
Os resultados preliminares deste estudo serão apresentados dia 26, terça feira, num seminário a realizar no anfiteatro 7.21 do Pólo IV da UBI, pelas 14h30m.