Por Sérgio Felizardo
NC/Urbi et Orbi


O Coro dos Pequenos Cantores juntou-se à Orquestra da EPABI e Coro Misto para gravar um CD

Mais de 250 pessoas encheram no sábado, 16, a Igreja de Santa Maria, na Covilhã, para ver e ouvir o concerto dirigido pelo maestro Luís Cipriano e protagonizado pelo Coro dos Pequenos Cantores, Coro Misto da Covilhã e Orquestra Sinfónica da EPABI.
O programa incluiu obras de Mozart ("Missa Brevis em Ré Menor", "Misericórdias Domini" e "Te Deum") interpretadas pelo Coro Misto e Orquestra, e uma composição da autoria de Luís Cipriano ("Missa Brevis em Mi menor"), com os Pequenos Cantores a juntarem-se ao Coro e aos músicos da EPABI. A peça apresentada estará disponível em CD na altura do Natal, juntamente com outra obra de Cipriano ainda por compor. As gravações decorreram na sexta-feira, 15, e no sábado e, segundo o maestro, a composição que falta deverá surgir em Setembro, para depois ser gravada em Outubro. "Logo a seguir à apresentação do "Requiem", de Mozart, agendada para o Dia da Cidade, 20 de Outubro", confirma Cipriano. O Coro dos Pequenos Cantores, promovido pela Câmara Municipal da Covilhã estreia-se, assim, nas edições discográficas e afirma-se, acredita o maestro, como a garantia de que o Coro Misto vai, no futuro, poder contar com uma "equipa de reservas" de grande talento. Uma certeza partilhada pela vereadora da Cultura, Maria do Rosário Pinto da Rocha: "Estas crianças representam uma aposta forte da autarquia, na medida em que, na Associação Cultural da Beira Interior (ACBI), para além de aprenderem a cantar, estão a aprender música". A Câmara vai, por isso, assegura a vereadora, "continuar a cumprir o protocolo celebrado com a ACBI, de forma a perpetuar o sucesso destas iniciativas".
Sobre a recente polémica relacionada com a hipótese de a Associação avançar para a abertura de um novo Conservatório na cidade nem uma palavra. Mas, Luís Cipriano, no entanto, garante que a ideia não está posta de lado e adianta: "Já falei pelo telefone com o presidente da autarquia, Carlos Pinto, esclarecemos alguns mal-entendidos e, nesse sentido, vamos ter uma reunião em breve". Os estudos económicos de viabilidade do projecto vão, por isso, continuar. O maestro e presidente da ACBI crê num possível apoio camarário, mas revela-se disposto, caso seja viável, a abrir só com meios próprios. "Uma coisa é certa, o novo Conservatório poderá estar de portas abertas em Setembro do ano 2002".




  EPABI com edifício novo em 2003

Os responsáveis pela Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) acreditam que, em Agosto de 2003, vão ter instalações construídas de raiz. João Nuno Saraiva, director do estabelecimento de ensino, revela que a garantia é do presidente da autarquia, Carlos Pinto. A instituição está a analisar as opções mais vantajosas para o novo edifício e, segundo a mesma fonte, "havia uma hipótese, mas é inconveniente porque implica aumento de custos não só de construção, mas também de funcionamento da Escola".
Instalada na antiga Biblioteca Municipal, as condições de ensino são melhores do que no antigo edifício na Rua Ávila e Bolama, mas não cumprem as normas estipuladas pelo Ministério da Educação para a actividades lectivas (ME). Nuno Saraiva explica que "só crédito que a EPABI goza junto do ME lhe permite, a título excepcional, desenvolver ali a actividade".