NC/Urbi et Orbi


Ana Hormigo conseguiu a melhor prestação entre os clubes beirões

A equipa espanhola do Ginasio Omikami - Badajoz obteve o primeiro lugar na 17ª edição da Taça Cidade de Castelo Branco, promovida pela Associação Distrital de Judo. Os castelhanos arrebataram três primeiras posições em dez categorias disponíveis, e vários lugares secundários no pódio e "limparam" quase metade dos trofeus. Na segunda posição por equipas classificou-se a Associação Académica de Coimbra, seguida da Universidade Lusófona. A Academia de Judo de Castelo Branco (AJCB), a "lutar" em casa não conseguiu ir além da quarta posição, à frente de Viseu, Angra do Heroísmo e Voluntários do Fundão.
A melhor prestação beirã acabou por pertencer a Ana Hormigo. A Internacional albicastrense não deu hipóteses no escalão de -48 Kg e afirmou a sua superioridade frente à espanhola Sílvia Pedreiro na final. Na categoria de -57 Kg, Catarina Canarias, dos Voluntários do Fundão, ainda conseguiu chegar ao combate final, mas o prémio maior acabou por voar para os Açores com Olga Bizarro. De resto, a competição foi dominada por forasteiros nacionais e de além fronteiras, com especial destaque para nuestros hermanos, que poucas hipóteses deram aos judocas beirões. Destaque, no entanto, para Helga Sequeira (-48 Kg), do Santa Cruz - Covilhã, Ana Almeida (-52 Kg), de S. André Tojeiras, Teresa Fernandes (-57 Kg), da Academia albicastrense, e Sérgio Carvalho (-73 Kg), dos Bombeiros do Fundão, todos com um terceiro lugar nas respectivas categorias.
Numa prova que contou com a participação de cerca de 150 atletas, o clube de Badajoz acabou por adicionar ao trofeu principal a Taça para a equipa com maior representação. Sérgio Carvalho, dos BV Fundão, conquistou o prémio para a "melhor projecção", enquanto Tiago Lourenço, da AJCB, foi considerado o "melhor atleta em prova". Segundo os responsáveis esta foi a edição mais participada de sempre e contou com equipas de todo o País, bem como um clube espanhol e a Selecção da Moldávia. Pela primeira vez a contar para o Ranking Nacional de Seniores, a prova foi fiscalizada por árbitros de nível Nacional, Internacional e Regional A.




  Hormigo trás medalha de Itália

A judoca de Castelo Branco Ana Hormigo conquistou uma das duas medalhas conseguidas pela Selecção Nacional Sénior no Torneio de Tentori, em Itália. Numa competição que contou com a participação de 30 países, a atleta da Academia albicastrense era uma das favoritas ao pódio. Uma meta alcançada, embora não na posição que a beirã desejava. Hormigo, em excelente momento de forma, bateu no tapete as representantes da Bélgica, Itália e Tunísia e saíu derrotada pela judoca japonesa.
A internacional esteve em competição em Tentori entre sábado, 9, e sexta-feira, 15, e não perdeu tempo. No fim-de-semana seguinte 16 e 17, deslocou-se a Alguero, na Sardenha, para participar em mais um torneio internacional. Hormigo venceu vários combates e chegou à meia-final. No entanto, uma lesão afastou-a da derradeira fase, ao contrair uma lesão no pé numa altura em que vencia com grande vantagem a atleta argelina.