Educadores de Infância em greve hoje
ME diminui vagas para ensino especial

O Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC), afecto à Fenprof, denuncia corte de lugares para colocação em ensino especial que ronda os 33 pontos percentuais na região centro.

O Ministério da Educação divulgou na sexta feira, 22, as listas de vagas para o concurso do ensino especial para o próximo ano lectivo. Os distritos de Castelo Branco e Guarda vão sofrer cortes da ordem dos 33 e 36,5 por cento, respectivamente. A região centro diminui o número de professores para o ensino especial em quase 400 lugares, passando dos 1192 actuais para 796.
Segundo informações do sindicato as Escolas de Aldeia do Souto, Vale Formoso e Teixoso passam de quatro funcionários para apenas um, enquanto a Escola Básica I de São Domingos, na Covilhã, vê agora cortada a única vaga em funcionamento em 2000/2001.
O SPRC, em comunicado de imprensa, recusa a "política economicista" do Governo e que "sejam as crianças e, de entre estas, as que têm menores meios para se defenderem, as vítimas [de uma] política educativa muito negativa".
O sindicato promete levar a cabo uma campanha de sensibilização junto das escolas de primeiro ciclo do Ensino Básico e Jardins de Infância da região "para que exijam [da Direcção Regional de Educação do Centro] o cumprimento escrupuloso da lei".
A Federação Nacional de Professores (Fenprof) convocou para hoje, terça feira, uma greve nacional dos educadores de infância. Os educadores querem ver aplicado o Despacho do Calendário Escolar aos jardins de infância da rede pública.
O SPRC divulga hoje em Castelo Branco, no Hotel Colina do Castelo, os resultados de um estudo sobre as condições de funcionamento das escolas de I Ciclo do Ensino Básico do distrito e região centro. No encontro com a comunicação social, que se realiza também amanhã às 15 horas no Hotel Turismo da Covilhã, vão estar presentes os coordenadores da Fenprof, do SPRC e do executivo distrital de Castelo Branco.