Jorge Patrão, presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela
Aniversário do Orfeão da Covilhã
Turismo precisa de coordenação

Organizar e credibilizar as potencialidades da Serra da Estrela devem, na opinião de Jorge Patrão, presidente da RTSE, ser prioridades no desenvolvimento turístico da região.

Por Ana Maria Fonseca


As propostas para melhorar a oferta turística foram apresentados pelo presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), Jorge Patrão, no passado dia 27, quarta feira.
O auditório do Orfeão da Covilhã, nas comemorações do seu 75ª aniversário, encheu-se de "seniores" que, na mesma noite, inauguraram uma exposição de trabalhos realizados durante as actividades da Academia Sénior. As pinturas abriram o convívio da noite, ao que se seguiu a palestra sobre o turismo na Covilhã.
Rentabilizar os recursos naturais da região da Serra da Estrela torna-se urgente após "100 anos em que a Covilhã fez muito pouco por si própria". Jorge Patrão fala de uma estratégia que "venda o produto Serra da Estrela". É preciso usar as características únicas da região e mediatizá-las. Uma estância de desportos de neve, exemplifica, é algo que só é possível concretizar na Serra da Estrela, porque mais nenhum local do País reúne as condições necessárias a este empreendimento.
A criação de uma estância, a par da construção de uma pequena cidade de montanha nas Penhas da Saúde, qualificada na apresentação, através de bons projectos arquitectónicos e utilizando materiais tradicionais como a madeira e a pedra, são algumas das apostas de qualidade para o futuro.
Na região, defende o presidente da RTSE, a existência de bons recursos atractivos para os turistas deve ser bem aproveitada. Estes projectos dependem da articulação de esforços entre várias entidades, entre elas o Parque Natural e as autarquias. Para Jorge Patrão é necessária coordenação para se conseguir, da melhor forma e com rapidez, melhorar a oferta turística.