Por Raquel Fragata


O Cybercentro da Covilhã vai funcionar em instalações cedidas pela UBI junto ao Pólo de Ciências Sociais e Humanas

O primeiro-ministro, António Guterres, vai presidir à cerimónia de inauguração do Cybercentro da Covilhã, marcada para as 10 horas do próximo sábado, 7. Apesar do convite da UBI, ainda não está confirmada a presença de José Sócrates, ministro do Ambiente e Ordenamento do Território, na cerimónia que vai inaugurar o primeiro Cybercentro do País. Este espaço é dedicado ao combate à info-exclusão aberto à comunidade académica e em geral à população da Covilhã, e junta, entre outros parceiros, a UBI, o Instituto das Comunicações de Portugal, o Instituto Português da Juventude (IPJ) e a Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação. A visita deverá ser breve, estando ainda prevista a passagem do primeiro-ministro nas instalações da Faculdade de Medicina, antes da partida para Castelo Branco.
António Guterres vai estar na região desde sexta feira, 6, dia em que procede à inauguração da Central de Compostagem, pelas 18 horas e 30. Da agenda do primeiro-ministro também consta a inauguração às 13 horas, em Oleiros, do parque eólico. O almoço, volante, tem lugar no Cabeço da Rainha.
A comitiva segue para Alcains onde, por volta das 15, procede à visita da Fábrica Dielmar e à entrega da bandeira da qualidade do Instituto Português da Qualidade. A inauguração do Lar da Santa Casa da Misericórdia, em Alpedrinha, está marcada para as cinco menos 15.
António Guterres vai também visitar a sua terra natal, Donas, fazendo o percurso entre Vale Prazeres e as Donas de comboio.
Para fechar o dia está marcada a visita a Belmonte, pelas 20 horas, onde o primeiro-ministro vai ver as obras em curso junto ao Castelo e Ecomuseu.
No dia seguinte pelas 9 horas, ainda em Belmonte, visita as obras do IP2. Depois das cerimónias a realizar na Covilhã, António Guterres segue para a capital do distrito onde vai assistir à apresentação do programa "Geração do Milénio", na Associação das Palmeiras. Para as 12 e 30, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, está marcada a apresentação do programa de pormenor do Polis e do sistema multimunicipal de águas.
A visita ao distrito termina com um almoço com a população no antigo quartel da Devesas.

Cybercentro abre portas segunda feira

O Cybercentro abre ao público logo a partir de segunda feira, 9, das 10 horas até à meia noite, de segunda a sexta feira. Durante os meses de Julho e Agosto, a direcção do Cybercentro vai avaliar a adesão do público e estudar a melhor forma "de pôr em prática as sinergias propostas por este projecto". As obras estão concluídas e até ao final da semana deverá chegar às instalações o restante material. As instalações dispõem de um bar e fotocopiadora self service. Nesta fase não vão ser aplicadas as taxas moderadoras e o acesso aos serviços prestados pelo centro vai ser gratuito para toda a população, universitária e covilhanense. Mas só até Setembro, a partir daí vão ser introduzidas taxas simbólicas.
Também em Setembro novas estratégias e projectos deverão ser definidos com o arranque do novo ano lectivo. Um desses projectos paralelos é a criação do serviço itinerante do Cybercentro. Ricardo Serra, director-executivo do centro, acredita que esta "é uma ideia que faz cada vez mais sentido" e que já têm sido feitos esforços para garantir apoios financeiros. O director aponta para o final deste ano ou para o próximo a apresentação do plano. Seminários em horário pós-laboral podem também vir a ser uma realidade resultante da colaboração da universidade.
Um das novidades é a parceria com o Banco de Investimento Global que ali está a instalar um webcentro de mercados financeiros. Esta é a quinta infra-estrutura em todo o País a dispor deste serviço, também existente em Coimbra, Lisboa, Porto e Faro.