Na presença de representantes da autarquia e da Associação de Futebol distrital, Vítor Rebordão volta a apontar a III Divisão Nacional como principal objectivo para a próxima época
ADE encerra temporada 2001/2002
Saldo final positivo

No encerramento da época desportiva, os dirigentes da ADE fazem um balanço positivo. As equipas seniores de futebol e andebol ficaram aquém dos objectivos, mas cinco escalões de formação vão competir nos nacionais na próxima temporada.

Por Alexandre S. Silva
NC/Urbi et Orbi


Foram cerca de três centenas as pessoas que no sábado, 23, se juntaram à festa de encerramento da época da Desportiva da Estação (ADE) no recinto da Escola Pêro da Covilhã. Numa cerimónia que reuniu vários representantes da Câmara da Covilhã e da Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB), foram entregues as faixas de campeão a três equipas de futebol (Iniciados, Juvenis e Juniores) e a duas de andebol (Iniciados e Juniores). As que não conquistaram o respectivo campeonato também não foram esquecidas, até porque alcançaram boas posições na tabela, e foram também homenageadas com uma medalha.
Relembrado, como já é hábito em cerimónias da ADE, foi o papel de formação desempenhado pelo clube serrano na região. Uma função, afirma Carlos Pinto, presidente da autarquia covilhanense, "na qual o clube é um pilar no concelho e que é preciso acentuar". Neste aspecto, realça o edil, "o concelho conta com a associação, da mesma maneira que a associação pode contar com a autarquia". Num ano em que comemora o seu 25º aniversário, a ADE conta com cerca de quatro centenas de jovens nas suas fileiras e nas várias modalidades. Facto que a torna, segundo Joaquim Matias, vereador municipal e presidente da Comissão para as Comemorações do 25º aniversário, na "maior escola do Interior do País".

Nova época, mesmos objectivos

Finda que está mais uma época e feitas as contas, o saldo desportivo do clube, defende o seu presidente, Vítor Rebordão, "é positivo". As equipas seniores de futebol e andebol não alcançaram o objectivo a que se propunham à partida, o acesso à III Divisão Nacional nas duas modalidades, mas estiveram muito perto de o conseguir. Os Iniciados, Juvenis e Juniores de futebol, por seu lado, conseguiram o título distrital e, com isso, o regresso às competições nacionais. Escalão onde os Iniciados e Juniores de andebol vão ter a oportunidade de participar uma vez que, também eles se sagraram campeões distritais. "Os títulos são um aliciante para quem dá tudo a este clube, atletas, técnicos e dirigentes", sublinha Rebordão, "o que interessa mesmo é o trabalho que se desenvolve e, esta época, estamos bastante satisfeitos com o que foi conseguido".
Para a temporada que se aproxima, os objectivos são simples. "Manter as formações jovens nos nacionais e trabalhar para a promoção dos Seniores", frisa Rebordão. Uma tarefa que, no que diz respeito ao futebol, não se afigura muito difícil. A fazer fé nas últimas exibições do onze da Estação, o clube parte para a temporada 2001/2002 como um dos mais sérios candidatos à subida de escalão. A manutenção do nível qualitativo parece, também, assegurada, uma vez que, para além de não estar prevista a saída de nenhum elemento, vão ser promovidos à primeira equipa, três ou quatro jovens da formação Júnior.
Com a promoção do Teixoso, e a manutenção do Sertanense na III Nacional, a próxima temporada, acreditam os dirigentes, "vai ser da ADE". Para tal, a equipa Sénior de futebol, que tem, também, em vista a sua primeira participação na Taça de Portugal, vai começar a trabalhar logo na primeira semana de Agosto. Ao que tudo indica, ainda sob a orientação de Tozé, o técnico que chegou a meio da última temporada e que comandou os serranos numa brilhante recta final de campeonato que culminou com um segundo lugar na tabela e a vitória, na final da Taça Distrital, frente ao campeão Teixosense. No que respeita às equipas técnicas, ainda não está tudo decidido, mas Rebordão acredita que, "quando chegar a hora, tudo vai estar pronto para arrancar".