NC/Urbi et Orbi


Elisa Ferreira regressou a Almeida para o encerramento do concurso "A escola nas aldeias"

Elisa Ferreira, ministra do Planeamento deslocou-se, no sábado, 23, a Almeida, onde presidiu à sessão de encerramento do projecto "A escola nas aldeias: realidade e imaginário." O programa incluiu uma lição de sapiência, proferida por Helena Cruz Coelho e a atribuição de diplomas aos trabalhos realizados pelos alunos sobre aldeias históricas. Um projecto ao qual aderiram 17 escolas da região centro.
O prémio, para 150 alunos, foi uma viagem de dois dias (22 e 23 de Junho) a algumas das aldeias nas quais basearam os seus trabalhos. Este projecto, promovido pela Comissão de Coordenação da Região Centro e pela Direcção Regional de Educação do Centro, teve por objectivo dar à comunidade escolar da região o conhecimento do património natural, cultural e arquitectónico das aldeias históricas. A par disso, sublinham os responsáveis, "pretendeu, também, estimular o espírito de curiosidade dos alunos dos quinto e sexto anos, em torno da temática rural e articular o tema do projecto com os conteúdos pedagógicos das disciplinas do 2º Ciclo do Ensino Básico ou de actividades extra-curriculares.
A responsável pela pasta do Planeamento comentou que as aldeias históricas "continuam a afirmar-se em termos de reconstrução e requalificação". Para Elisa Ferreira as localidades não foram reconstruídas para "mero fim contemplativo e de preservação das pedras", e salienta que "o que interessa é dar vida a estas aldeias. E, para tal, é preciso que as pessoas as conheçam".
Numa alusão ao projecto, a ministra, afirma que "trabalhar com crianças é um bom veículo para se chamar a atenção para determinadas realidades nacionais". Daí que esteja planeado um programa de animação das aldeias históricas que inclui já a participação "do tecido mais estratégico, que são os jovens". O plano vai desenrolar-se de acordo com as épocas do ano e o período escolar e em ligação com o desenvolvimento de programas complementares.