Barragem do Sabugal
UBI apresenta relatório preliminar do regadio
Projecto Hidroagrícola da Cova da Beira concluído em 2006

30 anos depois de ter sido lançado, o projecto do regadio da Cova da Beira ficará concluído em 2006. O vice presidente do Instituto de Hidráulica, Engenharia Rural e Ambiente, João Afonso , não vê razões para haver novos atrasos.

Por Raquel Fragata


O resultado preliminar do estudo de Avaliação Global do Impacto do Regadio (AGIR), que envolve o Instituto de Hidráulica, Engenharia Rural e Ambiente (IHERA), a UBI e a Direcção Regional da Agricultura da Beira Interior (DRABI), foi apresentado na terça feira, 26, e constitui um importante elemento para conhecer a agricultura da região dos 14 mil e 200 hectares, num total de 25 freguesias, que vão ser beneficiados.
Este estudo esteve a cargo de uma equipa técnica composta por docentes da UBI dos Departamentos de Gestão e Economia e Engenharia Civil. Mário Raposo, director do projecto AGIR, explicou os procedimentos que levaram a uma caracterização exaustiva das cerca de 500 explorações agrícolas afectadas. O estudo, ainda preliminar (o resultado final deverá ser conhecido em Setembro), serve não só para localizar geograficamente os terrenos, mas também para avaliar economicamente a produtividade e desenhar o potencial futuro da agricultura da região. Também o LAB/SIG - Laboratório de Sistemas de Informação Geográficos colaborou na elaboração da cartografia da Cova da Beira. Vítor Cavaleiro, docente do Departamento de Civil da UBI, apresentou a localização das diversas infra-estruturas do regadio.
O objectivo deste estudo, explica Mário Raposo, é "tentar identificar dentro do projecto de rega da Cova da Beira os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades, ameaças e encontrar o aspectos mais positivos para serem valorizados e potencializados nas opções de políticas futuras". O responsável pelo estudo defende que as debilidades detectadas devem ser superadas para que o regadio resulte efectivamente, tornando-se "um motor de desenvolvimento desta região e que irá contribuir para fixar as populações nesta região interior e eventualmente fazer voltar à terra alguns que a abandonaram por falta de expectativas", defende.

"Não há razões para atrasos"

Na apresentação dos resultados dos Estudo Preliminar de Impacto do Regadio da Cova da Beira esteve presente o vice presidente do Instituto de Hidráulica, Engenharia Rural e Ambiente, João Afonso, também em representação do Ministério da Agricultura.
O Projecto Hidroagrícola da Cova da Beira (PHCB) tem já 30 anos de estudos. Iniciou-se em 1970 e entretanto todos os projectos tiveram que ser revistos por falta de estudos de impacte ambiental.
Agora 2006, altura em que termina o III QCA, é apontada como a data para a finalização do regadio. O responsável do IHERA acredita que "não há razões para haver atrasos" e que as obras vão ser retomadas dentro de dois meses. A primeira fase, respeitante às construções no Bloco da Meimoa, está concluída. Falta apenas o edifício sede da Associação de Regados da Cova da Beira, o túnel , com quatro mil 105 metros de comprimento que completa o sistema hidráulico entre a Barragem do Sabugal e a Barragem da Meimoa, cujo concurso para a obra já foi lançado, e por último a rede de rega do Bloco do Sabugal. Na segunda fase, o projecto da rega para o Bloco Caria e Belmonte já está pronto. Decorre agora o concurso público internacional para estas obras, cujo resultado, adiantou o responsável do IHERA, deverá ser conhecido até ao final do ano. A terceira fase, relativa ao Fundão, abrangendo cerca de sete mil hectares, só deverá estar concluída em 2006.
Para Rui Moreira, director geral da DRABI, a região da Cova da Beira tem elevado potencial, sendo "o mais visível o número de habitantes do território". "Hoje a água é uma área prioritária de investimento", portanto faz todo o sentido que seja feito "o maior investimento dos próximos anos" na região.