No "Museu Vivo da Actividade Humana" os visitantes aprenderam a confeccionar pão
Prevenir junto dos mais novos
Departamento de Ciências do Desporto na "Semana de Luta contra a Droga"

Saber viver e fazer, descobrindo pequenos prazeres no dia-a-dia, podem ser formas de prevenção contra a droga. O Departamento de Ciências do Desporto colaborou com a Câmara da Covilhã e Biblioteca Municipal na "Semana de Luta contra a Droga".

Por Raquel Fragata


A Câmara Municipal da Covilhã promoveu na semana passada uma iniciativa para assinalar o Dia Mundial da Luta contra a Droga que se prolongou durante uma semana e que juntou diversas organizações e agentes sociais.
O Departamento de Ciências do Desporto da UBI colaborou com a autarquia nesta acção divulgando uma mensagem de prevenção para os mais jovens.
Fernando Almada, presidente do Departamento e director da Licenciatura
O departamento de Ciências do Desporto tem já colaborado em outras iniciativas com a autarquia local. O convite foi aceite e os docentes da UBI propuseram-se a passar a mensagem "corpo são em mente sã". Para Fernando Almada pequenas acções e o reencontrar as raízes e a harmonia do homem com a natureza são importantes medidas, senão de reconversão, de prevenção junto da população mais jovem do contacto com as drogas e a toxicodependência. Para tal o Departamento levou àqueles que durante todo o dia 28, quinta feira, passaram na Biblioteca Municipal da cidade algumas actividades que ilustram esses objectivos. Naquele espaço, e com as explicações dos docentes, os visitantes, em maior número alunos das escolas da cidade, puderam aprender um pouco sobre a constituição do corpo e o seu comportamento em esforço, através do laboratório de desporto. Ou até sobre como confeccionar alimentos, em situação restrita como em acampamentos em zonas despovoadas como a Serra da Estrela, tendo apenas água, farinha, chouriço e alguma lenha.
"O desporto pode ser um espelho, um retrato do homem, no qual olhamos para perceber como funcionamos", explica. E continua: "As drogas aparecem como paliativos de coisas que não existem. O que nós procuramos dar é esta compreensão, o saber apreciar a vida".
Durante os outros dias, a autarquia proporcionou debates ligados à sexualidade na adolescência e ao emprego, para além de animação infantil e juvenil.