REVEAL R.E.M.

Warner Bros, 2001
Por Alexandre S. Silva

Ainda o Verão não fincou pé por estas bandas e já o novo trabalho dos norte-americanos R.E.M. nos arrasta alguns meses adiante para nos abandonar na ambarina melancolia do Outono. Embora Michael Stipe afirme a pés juntos que nenhuma das músicas que compõe fala de si próprio, ninguém fica indiferente a uma certa introspecção, ainda que fingida, na letras das 12 faixas que completam o 13º álbum de originais da banda de Athens - Georgia.
Se "Up", o anterior trabalho de Stipe, Peter Buck e Mike Mills, significava vários passos em frente na evolução da música do grupo, com uma incursão cruel pela electrónica que deixou os fãs à deriva, "Reveal" procura a reconciliação com o passado. Metade dos órgãos Kurzweiller, que caracterizam o anterior disco do trio, ficaram em casa e as cordas de Buck voltam a marcar o ritmo de melodias que, a espaços, trazem à memória obras primas como "Fables of the reconstruction", "Document", "Green" ou "Out of Time".
Não será o melhor álbum dos "rapazes", mas é, se dúvida, o mais bem conseguido desde que, em 1998, o baterista Bill Berry decidiu acabar a carreira por motivos de saúde e o produtor Scott Litt bateu com a porta para dar lugar à excêntrica Patt McCarthy.