António Fidalgo

Para uma Covilhã digital

A Covilhã vive uma oportunidade de oiro para se afirmar na sociedade de informação. Trata-se de um momento de avanço único que se pode revelar decisivo para o futuro. O primeiro-ministro inaugura aqui, dia 7, o primeiro Cibercentro a nível nacional e a cidade dispõe neste momento de Internet em banda larga, oferecida pela Cabovisão, em condições económicas superiores às dos centros urbanos de Lisboa e Porto.
As oportunidades surgem de repente e de repente desaparecem. Neste momento existe esta, vamos ver como se pode agarrar.
O cibercentro nasce dentro da UBI, mas a sua vocação e a sua missão é para a cidade e para a região. É uma estrutura que pode dar asas empresariais ao saber-fazer que existe na universidade e, em particular, no Departamento de Informática, que acaba de lançar a nova licenciatura em Engenharia Informática. O cibercentro não pode ser um cibercafé, desses que não faltam pelo país fora, mas terá de ser antes um viveiro de ideias, competências, iniciativas que impulsionem os mais diferentes sectores da sociedade, da cultura e da economia. Com cursos de formação, diurnos e nocturnos, estimulando a apetência da juventude para as novas tecnologias, redes e tratamento digital de imagem, o cibercentro constitui uma vantagem momentânea para a Covilhã. Esse momento de vantagem pode significar um momento de descolagem e de afirmação no todo nacional.
Não menos importante é a oferta de Internet em banda larga de que a Covilhã, Guarda e Castelo Branco agora dispõem. E a preços francamente competitivos. Enquanto nos jornais nacionais se fala já lá vai pelo menos um ano em tarifa plana, a preços módicos, neste momento isso é uma realidade aqui e agora na região. Vamos aproveitar?
Na Covilhã, e também em Castelo Branco e na Guarda, existem já algumas pequenas empresas que se dedicam às novas tecnologias, a construção de páginas-web, à implementação de bases de dados, etc. Conheço pessoalmente jovens cujas competências neste domínio são de nível excelente. Temos rede, temos gente, precisamos de capital de risco. Saiba a cidade, saibam os empresários, agarrar este momento propício.