Por Raquel Fragata


Carlos Pinto a partir da Escola Básica da Vila do Carvalho em ligação com Peraboa e Sobral de São Miguel

Peraboa e Sobral de São Miguel foram as duas escolas que durante a manhã de quinta feira, 28, estiveram em contacto com a Escola Básica da Vila do Carvalho através de videoconferência. A iniciativa serviu para inaugurar a instalação e entrada em funcionamento do programa do Ministério da Ciência e Tecnologia "Internet nas Escolas". Nas três escolas foram instalados emissores e receptores de som e imagem que, através do programa Windows Netmeeting, comunicaram com os cerca de três mil alunos, de 49 escolas do concelho da Covilhã, que agora beneficiam deste sistema de intranet. Uma rede intra-concelhia que vai permitir ligações directas entre as escolas que, através de chats, e-mails e, no futuro, da videoconferência, vão poder comunicar entre si à distância, realizar trabalhos conjuntos, pesquisar, etc..
Marta, Rui e Susana, de 10 anos, alunos finalistas do 4º ano naquela escolas, só lamentam que o ano esteja quase a terminar e que não possam usufruir em pleno dos novos aparelhos. "Mas depois na outra escola também há muitos computadores. Vão lá quando querem, até no intervalo", lembra Marta, para quem pesquisar nas páginas da Web é tarefa fácil.
João Riço, técnico de informática responsável pela instalação do sistema, defende que "este é o início e não o fim do projecto. Claro que depende dos professores, das escolas e das Câmaras, criarem iniciativas que visem a comunicação entre as várias escolas."
Os meios para a videoconferência não vão estar disponíveis nas escolas para já. "Este sistema [de videoconferência] é muito honoroso, mas a ideia é que algumas vezes durante o ano possamos pôr as escolas, não apenas em contacto através da internet, mas também, eventualmente, através da videoconferência", referiu o Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã, que presidiu à inauguração.
Presente no arranque oficial da iniciativa, o presidente da Junta de Freguesia da Vila do Carvalho, Manuel Esteves, defendeu a implementação como benéfica para os alunos e "por consequência ao acesso a todo o saber resultante da internet".

Câmara suporta custos de 10 mil contos

A iniciativa "Internet na Escola" partiu do Ministério da Ciência e Tecnologia e prevê que até ao final de 2001 oito mil e 600 escolas do 1º Ciclo do País estejam ligadas à internet. Este projecto é financiado pelo Estado em 75 por cento, cabendo às autarquias locais suportar o restante. No caso da Covilhã, lamenta Carlos Pinto, presidente da edilidade, "fizemos uma candidatura ao Ministério da Ciência e Tecnologia à qual ainda não temos resposta". Um investimento superior a 10 mil contos para já totalmente suportado pelos cofres da Câmara.
Com o sistema implementado os alunos, explica Carlos Pinto, "passam a estar em contacto com as bibliotecas de todo o mundo, com a base de informação de todo o mundo, podem trocar mensagens entre as escolas, podem fazer trabalhos conjuntos, podem colocar discussões globais entre as várias escolas".
O edil pretende abrir novas metas a este programa e falou em projectos para o próximo mandato: fazer a ligação à base de dados da UBI e da Biblioteca Municipal, e a criação de conteúdos para a internet inserida num projecto inovador que lance a Covilhã na frente da Zona Centro. Tarefa que Carlos Pinto defende não competir às autarquias: "As Câmaras não têm responsabilidades a nível didáctico e pedagógico, mas nós vamos procurar reunir todos os professores".