Por Raquel Fragata


Durante hora e meia os Formadores TET encerraram os Festival com um concerto que encheu de público a Sala Estúdio do Teatro das Beiras

A iniciativa do Conservatório Regional de Música da Covilhã saldou-se muito positiva. Muito público assistiu, ao longo da semana, aos concertos do I Festival Juventude Jazz.
Na última noite, quinta feira, os formadores do 2º Workshop de Jazz proporcionaram à plateia, que superou a capacidade da Sala Estúdio do Teatro das Beiras, um concerto de grande mestria interpretativa dos seis músicos. Alexandre Frazão, na bateria, João Paulo Silva, ao piano, Yuri Daniel, no contrabaixo, André Fernandes, na guitarra, Tomás Pimentel, no trompete e Mário Santos, no saxofone, interpretaram obras da sua autoria e de grandes mestres como John Coltrane.
Paulo Dias, professor do Conservatório e organizador do evento, faz um balanço positivo do festival, da participação e reacções do público, onde participaram alguns dos "melhores músicos de Jazz portugueses".
Com o apoio, entre outros, do Ministério da Cultura e do Instituto Português das Artes e do Espectáculo, a organização prepara a edição discográfica dos concertos realizados que deverá sair em Novembro. "Estão envolvidos muitos meios, sobretudo no que diz respeito à captação do som", explica Paulo Dias.
Yuri Daniel, natural do Recife (Brasil), acredita que estas iniciativas na região podem ter futuro. "Há aqui muito público e muitos músicos", confessa. "Acho que é mais importante tocar fora de Lisboa. Moramos lá, quem quer ter aulas particulares basta telefonar. É importante porque tentamos mover a pessoas que estão interessadas neste tipo de música e movê-las para um sítio, seja ele a Covilhã, ou outro local no Interior", continua.
Para próximos anos, Yuri Daniel não afasta a possibilidade de desenvolver outras experiências.

Quiabo vence 1º Festival Juventude Jazz

Yuri Daniel falou ao Urbi et Orbi sobre a participação no workshop e da qualidade das bandas a concurso no Festival. "Julgo que conseguimos mostrar aos vários grupos [do workshop] o que é que é tocar Jazz e acho que foi positivo". No final da noite de quinta feira foi a vze dos formadores darem provas das aulas e dos ensinamentos transmitidos durante a formação.
Cerca de 40 pessoas participaram no workshop que teve lugar ao longo da semana, entre 2 e 5 de Julho, nas instalações da escola. As aulas foram organizadas em três partes: teórica, em que funcionaram três turmas de níveis de conhecimentos diferentes; aulas de instrumento, orientadas por cada um dos músicos formadores, e as aulas de combos, em que todos os formandos ensaiaram interpretações conjuntas.
Paulo Dias revelou-se muito satisfeito com a participação e com a forma como decorreu o workshop. "Veio gente de todo o País. Da Covilhã eram só seis ou sete alunos", refere.
O Festival Juventude Jazz recebeu, ao longo de um mês e meio, inscrições de várias bandas provenientes de várias zonas do País. A primeira formação a ser apreciada pelo Júri foi mesmo a que mais impressionou o júri e que acabou por vencer o concurso. Os "Quiabo", grupo composto por Rui Teixeira (saxofone alto), Serafim Lopes (guitarra), Hugo Raro (piano), Filipe Teixeira (contrabaixo), João Cunha (bateria) e Pedro Oliveira (percussão), foram distinguidos com o Prémio Especial de Revelação, no valor de 300 mil escudos. As restantes bandas seleccionadas recebem um prémio de participação de 150 contos, financiados pela Câmara Municipal da Covilhã. No panorama nacional, defende Yuri Daniel, a qualidade das bandas de Jazz tem crescido e procura uma definição pessoal para o seu estilo. "Há uma geração [em Portugal] já completamente afirmada", acredita Paulo Dias, que defende esta iniciativa como uma forma de divulgar projectos ainda escondidos.