Futsal - Torneio Internacional do Fundão
Sub-23 dão lição à formação "A"

NC/Urbi et Orbi

As três melhores selecções do Mundo disputaram um torneio particular no Fundão. O Brasil venceu, mas a surpresa foi a "outsider" Selecção Nacional sub-23, que discutiu o segundo lugar com o Campeão do Mundo em título.

Durante quatro dias, de quarta-feira, 28, a domingo, 1, a cidade do Fundão foi a capital do mundo do Futsal. Num torneio amigável que reuniu os três primeiros classificados do Mundial disputado na Guatemala, Espanha, Brasil e Portugal, respectivamente, o público beirão não foi defraudado e, apesar do calor, assistiu a bons espectáculos.
A classificação final trouxe algumas surpresas. Os brasileiros desforraram-se da derrota imposta pelos espanhóis no Mundial e conquistaram a primeira posição do Torneio com três vitórias em outros tantos jogos. Mais surpreendente, no entanto, foi o terceiro lugar alcançado pelo conjunto de sub-23. As "esperanças" portuguesas "arrumaram" a formação principal e discutiram, até à última jornada, a segunda posição da prova com nuestros hermanos. As duas formações terminaram com o mesmo número de pontos mas, o desempate por diferença entre golos marcados e sofridos deu vantagem aos castelhanos.
Apesar da decepcionante última posição, a principal formação nacional conseguiu o segundo melhor ataque do Torneio com nove golos. Quatro dos quais apontados por João Leite, que acabaria por se sagrar o melhor marcador da prova.

Organização elogiada

No final, Orlando Duarte, seleccionador nacional, era um homem insatisfeito com as exibições das equipas portuguesas. "Não fiquei satisfeito com os resultados, mas as ilações que podemos tirar em relação ao futuro podem ser proveitosas", sublinha. Sobre o facto de a equipa mais jovem ter batido a mais experiente, o técnico afirma ter cimentado ideias, mas não ter tirado conclusões definitivas. A próxima época, avança, "vai ser de transição porque não vamos participar em eventos oficiais e, portanto, vamos ter mais oportunidades para ver estes e outros jogadores em acção, aquilatar o valor dos nossos jogadores e ver quem merece cá vir".
No que diz respeito à organização, ninguém saíu indiferente. "Em matéria de gentileza, bem-estar e atenção, poucas vezes, no futsal, se encontra o que se encontrou no Fundão", afirmava no encerramento o presidente da Confederação Brasileira de Futsal. O dirigente carioca elogiou a capacidade organizativa dos beirões que, conclui, "explica o porquê de Portugal estar a emergir em força neste desporto".