Por Sérgio Felizardo
NC/Urbi et Orbi


Carlos Pinto estreia uma das mesas do Parque das Merendas, acompanhado por Joaquim Carvalheiro (à sua frente)

Uma Praia Fluvial, um Parque de Merendas, uma cantina escolar, uma artéria arranjada e rebaptizada e o cemitério ampliado. Foram estes os motivos da festa que, no sábado, 23, invadiu o Ourondo. O investimento ascende aos 100 mil contos e é suportado em cerca de 90 por cento pela Câmara Municipal da Covilhã e Junta de Freguesia. O restante é da responsabilidade do ADERES - LEADER II.
Em destaque estiveram a Praia e o Parque. Duas estruturas que, acredita o presidente da Junta, Joaquim Carvalheiro, "podem atrair à aldeia mais de 500 visitantes por dia". O Verão convida aos mergulhos e ao lazer e as condições que os turistas e os locais encontram em ambos os espaços são convidativas. Mesas e bancos de madeira, assadores de carne e peixe, sombra, um espelho de água que se estende pelas águas do Zêzere, parque infantil e sanitários, são alguns dos atractivos. Os arranjos das duas estruturas, bem como o ordenamento envolvente, são da responsabilidade de técnicos da Associação Pinus Verde. Rolando Martins, engenheiro florestal da Associação, assegura qualidade e durabilidade: "Todos os equipamentos estão integrados no ambiente natural da área e, por exemplo, as mesas e os bancos são feitos em pinheiro da região e tratados de modo a resistirem a todas as condições climatéricas".
Para o ano, e como complemento a estas intervenções, a Junta prevê o aumento do muro do açude na Praia Fluvial, de forma a aumentar o espelho de água e possibilitar passeios com barcos a remos. Já na primeira semana de Agosto, o espaço prepara-se para receber a terceira edição da Semana Cultural de Silvares. A localidade vizinha (situada no concelho do Fundão) tem fortes laços de amizade com o Ourondo e, à semelhança do que aconteceu o ano passado, escolheu a freguesia para levar a cabo várias actividades ligadas ao desporto de contacto com a natureza.

Praia na Ponte Pedrinha para breve

Visivelmente satisfeito com as inaugurações estava o presidente da autarquia covilhanense. Carlos Pinto salienta que as obras essenciais para a localidade estão feitas e que, "com o previsível avanço do projecto do Centro de Dia nos próximos meses, fica concluído um ciclo de grande importância para o Ourondo".
Agora a prioridade passa pela divulgação da Praia Fluvial e do Parque de Merendas "a toda a população do concelho e não só". "Vamos fazer folhetos para distribuir por todas as freguesias e até pelo Fundão, de forma a que a aldeia possa receber o maior número de visitantes possível", assegura Pinto. A ideia é, assim, dar à estrutura uma característica supraconcelhia e publicitar a sua grande qualidade. Num futuro próximo o espaço deverá integrar a rede de praias fluviais concelhias, como revela o autarca: "Estamos empenhados em erguer essa rede. Até agora só tínhamos a do Dominguiso, agora inactiva devido à poluição proveniente do Fundão, mas, ainda este ano, teremos outra na Ponte Pedrinha, numa iniciativa da Junta de Freguesia do Tortosendo".
A acompanhar as cerimónias nesta freguesia covilhanense esteve o representante da autarquia francesa de Berstett, vila geminada com o Ourondo desde Agosto de 2000. Jean-Claude Lasthaus assistiu, comovido, ao descerramento da placa que dá o nome da sua vila a uma rua ourondense e não poupou elogios ao trabalho desenvolvido quer pela Junta, quer pela edilidade.