Representantes da Tap - Manutenção e Engenharia visitaram a UBI em missão de recrutamento
Protocolo de estágios para breve
TAP procura licenciados da UBI

A celebração de um protocolo de estágios entre a UBI e a Tap - Manutenção e Engenharia vem garantir novas saídas profissionais para engenheiros desta universidade. Em visita à UBI, os representantes da transportadora aérea mostraram interesse nos currículos ubianos.

Por Raquel Fragata


Vítor Pinto e Elizabete Rosário, do departamento de Manutenção e Engenharia da Tap - Air Portugal, estiveram na UBI na quinta feira, 5, onde procederam a uma visita às instalações de ensino das engenharias. O propósito da visita é a captação de licenciados das várias engenharias leccionadas na UBI para o preenchimento de nove vagas nos quadros da Tap - Manutenção e Engenharia. Este é um dos sectores da companhia aérea mais rentáveis, prevendo para 2001 um volume de vendas na ordem dos 43 milhões de contos, sendo metade proveniente de serviços a terceiros.
A Tap está a admitir mais de duas dezenas de candidatos para os seus quadros na Manutenção e Engenharia, em especial para as unidades de motores, aviões e componentes. Vítor Pinto, director adjunto da Tap - Manutenção e Engenharia, afirmou ter intenção de fechar nesta visita à UBI o lote das 9 vagas ainda por preencher. As vagas destinam-se em especial aos engenheiros aeronáuticos, electromecânicos, mecânicos e electrotécnicos.
O interesse da transportadora foi manifestado também no sentido de celebrar um protocolo para estágios com a universidade, extensível a outras licenciaturas como a de Produção e Gestão Industrial.
O presidente do Conselho Directivo e da Secção Científica da UCP de Engenharias, Jorge Barata, vê a assinatura deste protocolo como muito vantajosa para a universidade ao permitir "uma maior relação com a empresa e com o mercado de trabalho".

Protocolo em vigor em Outubro

Jorge Barata acredita que ainda antes do início das férias lectivas este acordo pode estar assinado e aplicável já em Outubro. "Acho que esta á uma oportunidade entusiasmante para os alunos, sendo esta uma empresa com possibilidades de crescer dentro da Tap e vir a admitir mais engenheiros", defende o docente de Aeronáutica.
Os estágios terão uma duração mínima de três meses e máxima de seis e serão orientados por elementos internos da empresa, com remuneração a rondar os 130 mil escudos mensais. Actualmente o processo de recrutamento na Tap funciona só para licenciados de universidades públicas, com média final de 13 valores e idade não superior a 30 anos. Depois de uma entrevista de pré selecção, com base no currículo, os candidatos prestam provas eliminatórias de português e inglês, provas de francês, exames psicológicos e médicos. No final são submetidos a uma entrevista dirigida à orientação para a função final a desempenhar.
Vítor Pinto, Ivan Camelier, director da licenciatura de Engenharia Aeronáutica, e Jorge Barata, discutiram os termos possíveis a determinar no protocolo. Cabe agora à reitoria da UBI a decisão final que, para Jorge Barata, deverá ser positiva. "É nosso desejo que o protocolo comece já em Outubro", afirmou Vítor Pinto.