José Geraldes

Escola para a vida

Com a chegada das férias, multiplicam-se os acampamentos dos jovens. Associações de vária índole levam a efeito iniciativas ao ar livre, no campo ou na montanha.
Destas associações é justo destacar o escutismo cujo fundador, Baden-Powell, morreu há 60 anos.
Mas, como se define o escutismo? A razão do seu aparecimento explica as virtualidades de que ainda hoje disfruta. Baden-Powell acreditava nas capacidades e dedicação dos jovens. A observação da Inglaterra do seu tempo levou-o a perceber que muitos jovens se tornavam alcoólicos e não tinham objectivos na vida.
A partir desta dura realidade, decide criar um movimento que desse resposta aos anseios dos jovens. Começa por publicar fascículos quinzenais sob o título Escutismo para rapazes a que Baden-Powell chama "palestras de bivaque".
Como bola de neve, o movimento escutista começa a difundir-se. No Verão de 1907, realiza-se o primeiro acampamento escutista. Hoje, os escuteiros são mais de 25 milhões no mundo. Em Portugal, rondam os 70 mil.
O segredo de atracção dos jovens por este movimento consiste na criatividade que proporciona. Baseado no espírito de amizade, o escutismo apresenta-se como uma verdadeira escola para a vida. O serviço do outro e uma relação intensa com Deus fazem parte integrante da lei do escuteiro que jura cumprir numa cerimónia solene chamada a promessa.
Baden-Powell resumiu o movimento assim: "Transformar os jovens em homens bons". Daí dar ao escutismo o objectivo do desenvolvimento do carácter e da personalidade de cada um.
Esta pedagogia continua hoje a ser aplicada com grande sucesso.
Todos os rapazes e raparigas que passam pelo escutismo, ficam marcadas para sempre. Orientado para a comunidade, o movimento escutista é um dos contributos mais importantes para a formação pessoal.
A lei do escuta leva a basear qualquer acto da vida na honra. A lealdade é outro dos seus princípios orientadores.
A lei continua: "O escuta é útil e pratica diariamente uma boa acção. O escuta tem sempre boa disposição de espírito. O escuta é delicado e respeitador. O escuta protege as plantas e os animais. O escuta é obediente. O escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros escutas. O escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio. O escuta é puro nos pensamentos palavras e acções.
Um lema serve de bússola para os escuteiros: "sempre alerta para servir". Traduzido em termos modernos, trata-se de um movimento sempre disponível para a solidariedade. A palavra "alerta" implica uma vigilância activa para que o escuteiro, na sua vida diária, abdique do egoísmo para se dedicar a tarefas dos outros.
Como preparação para a vida, os jovens têm no escutismo todos os ingredientes necessários para enfrentar, com coragem o futuro.
No mundo de hoje onde os valores se perdem na espuma de vidas vazias e as escolas que se dizem espaços de comunidade, o não são, este movimento oferece às famílias uma garantia de "formar homens sãos no corpo e no espírito".
Baden-Powell, na última mensagem que escreveu, enfatizou aspectos essenciais do movimento.
"Creio que Deus nos colocou no mundo para sermos felizes e apreciarmos a vida. A felicidade não vem da riqueza nem simplesmente do êxito de uma carreira nem dos prazeres. Um passo para a felicidade é serdes saudáveis e fortes (...) O melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo melhor do que o encontrastes. Quando chegar a vossa vez de morrer, podeis morrer felizes sentindo que ao menos não desperdiçastes o tempo e fizestes todo o possível para praticar o bem".
Será preciso acrescentar mais alguns princípios a estas palavras?