Com todos os projectos musicais do concelho
Santos Pinto pode receber "concerto gigantesco"

Por Rita Lopes
NC/Urbi et Orbi

 

O espectáculo das Marchas Populares Cidade da Covilhã, que se realizou no sábado, 30 de Junho, no Estádio Municipal Santos Pinto, foi o salto para Carlos Pinto pensar numa nova noite de festa. Embora, ainda, em fase embrionária, o autarca está entusiasmado e quer realizar um concerto "gigantesco" com as bandas filarmónicas, grupos e escolas de música do concelho. "A ideia surgiu com a música de encerramento das marchas. Imaginei-nos ali com um grande coro de 200 ou 300 figuras a cantar e a tocar música ligeira ou clássica", refere Pinto, com ar sonhador.
Ainda sem data certa, o edil aponta Julho para amadurecer a ideia, Agosto para os primeiros ensaios e Setembro para a sua efectivação. "O que importa é realizar o espectáculo no tempo quente para que toda a gente possa estar no Santos Pinto a vislumbrar um encontro de grande mérito", diz Pinto. A nova iluminação do Estádio, que vai ser inaugurada dia 30, segunda-feira, com o jogo Covilhã/Penafiel, é outro factor para o desenvolvimento do projecto. Segundo o autarca, "podemos conjugar, harmoniosamente, a luminosidade com o cenário natural da Serra da Estrela, numa bela noite de música".
Carlos Pinto vai mais longe na sua aspiração. A gravação de um CD é uma hipótese apontada, mas que está dependente da disponibilidade dos maestros e dos coros. Agora, diz o edil, "a autarquia vai lançar o desafio e compete aos músicos abraçar a ideia e transformá-la numa iniciativa para continuar".