Feira de São Tiago com música cubana
Septeto Habanero ao vivo na Covilhã

Por Raquel Fragata

Integrada no programa da Feira de São Tiago o Festival Cubano vai trazer à cidade da Covilhã a tradição musical daquele país com a actuação do Septeto Habanero, Típico de Sones e Glória Mantacera.

São já numerosas as vezes em que esta formação de músicos tradicionais cubanos actua por terras lusas. No próximo dia 28 de Julho, sábado, estão na Covilhã, junto ao Pavilhão da Associação Nacional de Industriais dos Lanifícios, para dar um concerto em que os ritmos serão marcados pelas tradições cubanas. O ritmo é do son e da guaracha e o calor e romântico dos boleros.
Quando em 1920 surgiu o Septeto Habanero, originalmente como um sexteto, a sua música foi considerada subversiva pelo regime ditatorial da altura. Hoje é o próprio estado que custeia as suas pensões de subsistência, reconhecendo-os como um dos mais fortes retratos do país além fronteiras. O seu virtuosismo e carisma transformou-os numa verdadeira imagem institucional de Cuba que, década atrás de década, ganha apreciadores em todo o mundo. Em Portugal o seu sucesso é reconhecido pela tabelas de vendas. Em 1999, Vitorino gravou em Cuba "La Habana 99", um conjunto de 14 canções com a colaboração do septeto.
O seu mais recente trabalho discográfico "Celebrando sus 80 años" é na opinião dos próprios um resultado firme da carreira. Hoje não são seis, nem sete, mas sim oito músicos. Em palco estarão o líder do grupo, cantor e guitarrista, German Pedro Ibáñez, Felipe Ferrer Caraballo (guitarra), Ricardo Vidal Ferro Vicente (bongo), Faustino Sanchez Illa (contrabaixista), Servando Arango Garcia (trompetista) e três cantores Gonzalo Emilio Moret López ( também toca güiro), Digno Marcelino Perez Martínez ( voz e maracas) e José A. Pérez (também toca claves).
O festival conta ainda com as actuações dos Típico de Sones e Glória Mantacera.