António Fidalgo

Ler filmes

O cinema é uma arte, a sétima. Hoje é uma forma privilegiada de cultura. Um bom filme marca tanto ou mais que um livro uma geração. Tal como dantes os livros eram peças fundamentais na educação, são-no na actualidade também os filmes. Nas histórias que os livros nos contavam e nas histórias que os filmes nos contam aprendemos o bem e o mal, a distinção de valores, os dilemas de decisões, actos e omissões.
Por vezes cai-se no simplismo de dizer que o mal das novas gerações é não ler, de apenas gostarem de ir ao cinema. Mas não se pode fazer uma separação entre a leitura e o cinema. Há boa literatura e má literatura, há bom e mau cinema. Ora tal como é importante fomentar a boa literatura, assim também é de toda a conveniência para a formação cultural e moral de uma sociedade fomentar o bom cinema.
Tanto nos livros, como no cinema, temos histórias. Ora há boas e más histórias, bem e mal contadas, e a questão está em saber aproveitar o cinema como instrumento poderoso de formação. Desde os primórdios da humanidade que a cultura humana se constitui numa tradição de histórias que dão corpo aos princípios e valores por que nos regemos. São nessas histórias - de que as parábolas evangélicas são o paradigma mais conhecido - que encontramos pistas de acção e de comportamento para nós próprios.
O mal recente das televisões está em parte na falta de histórias, de narrativas cujo final é uma moral da história. Os "reality shows" substituíram as noites de cinema ou empurraram os filmes para fora do horário nobre das televisões.
O cinema é, como a literatura, algo de que se aprende a gostar. É preciso cultivar o gosto, e assim se chega ao bom cinema. Nada diferente do que acontece com os livros. Só com esforço se chega ao prazer da leitura dos clássicos, da lírica de Camões ou da prosa de António Vieira. Com o cinema também se faz um percurso formativo.
Por estas razões se saúda aqui o facto de a Covilhã ter em funcionamento várias salas de cinema e de o Cineclube da Beira Interior levar a efeito uma acção a todos os títulos notável.