Por Raquel Fragata


Os casamentos tiveram lugar no Jardim /Monumento a Nossa Sra da Conceição, em Santo António

Na tarde de sábado, 21 de Julho, dez casais "deram o nó", abençoados pelo santo padroeiro da cidade da Covilhã, S. Tiago e pela autarquia local. A edilidade retomou este ano a iniciativa "Noivos de S. Tiago".
Os populares também estiveram presentes na cerimónia que decorreu pelas 16 horas no Jardim de Nossa Senhora da Conceição. A missa, acompanhada pelo coro da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, foi realizada pelo Pároco Rafael.
Manuel e Noélia, Eduardo e Elisa, Francisco e Dora, Márcio e Olga, Vasco e Ana Isabel, Paulo e Vera, José António e Cristina, José Luís e Sandra, Artur e Sandra e António e Ana foram contemplados com a iniciativa da autarquia. Esta é uma tradição que, com um cariz iminentemente social, à semelhança das Noivas de Santo António padroeiro da cidade de Lisboa, pretende proporcionar aos casais residentes no concelho da Covilhã com menores recursos económicos uma festa de casamento.
A autarquia, para além dos vestidos das noivas e fatos dos noivos, custeou a cerimónia, boda e restante protocolo.
Depois de algum impasse, o bispo da Guarda, D. António dos Santos, autorizou a realização da cerimónia naquele local, entendendo que aquele é um local religioso e de culto. A escolha inicial da autarquia para a realização da festa de casamento, o Jardim Público, foi recusada pelo pontífice.
No final da cerimónia, Carlos Pinto afirmou que os objectivos estavam cumpridos e, satisfeito, adiantou a intenção de manter nos próximos anos a iniciativa.


A entrada ...  

 

                                a missa,

 

   

 as alianças

   

          e a união.

 

   

Há 39 anos, Nazaré e António

    foram eleitos o casal mais bonito de São Tiago.