ENDA elege representantes
AAUBI com maior participação nacional

 

Vários membros da actual direcção da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) foram eleitos para cargos nas eleições decorridas em mais um Encontro Nacional de Dirigentes Associativos (ENDA) nos dias 13 a 15 de Julho.
A AAUBI encontra-se agora representada em três dos seis órgãos existentes no movimento estudantil nacional. Eduardo Ribeiro foi eleito para o Conselho Nacional da Acção Social do Ensino Superior (CNASES), Jorge Jacinto, anitgo dirigente da AAUBI e membro da actual direcção, participa desde Abril no Conselho Consultivo da Juventude (CCJ). Também o antigo presidente da AAUBI, Vasco Cardoso, foi reeleito para o Conselho Nacional de Educação, o órgão mais importante onde os estudantes têm uma palavra a dizer.
Jorge Jacinto participou como representante dos estudantes do Ensino Superior no CCJ, numa reunião realizada na Assembleia da República a fim de discutir a Lei do Associativismo Juvenil. Entre as várias questões levantadas, relativas a algumas lacunas presentes neste projecto de Lei, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Miguel Fontes, mostrou-se sensível ao facto de este não contemplar as regiões autónomas.
Jorge Jacinto considera que "esta reunião pouco adiantou para a resolução e discussão dos problemas vividos no associativismo", uma vez que as questões levantadas são maioritariamente teóricas o que acaba por não corresponder à "realidade vivida no dia a dia das milhares de associações portuguesas".
Neste encontro esteve presente o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, bem como várias associações juvenis, partidos políticos e o Conselho Nacional da Juventude, entre outros.

Festival Mundial da Juventuide no Panamá

Ainda como representante dos estudantes do Ensino Superior no Conselho Consultivo da Juventude, Jorge Jacinto está presente entre os dias 21 e 28 de Julho no Panamá, onde se realiza este ano o Festival Mundial da Juventude. O programa do festival inclui, entre outras actividades, seminários internacionais e painéis de discussão sobre vários temas de interesse actual e variadas actividades culturais e desportivas.