Para licenciados e bacharéis
IPJ promove "Empreender, Criar e Inovar

NC/Urbi et Orbi

O IPJ vai dar formação a licenciados e bacharéis para a criação e desenvolvimento de projectos inovadores. O curso tem a duração de três meses, a começar em Stembro. As inscrições terminam a 3 de Agosto.

Perante a prioridade de "estimular e apoiar a capacidade de iniciativa e o espírito empreendedor dos jovens", o Instituto Português da Juventude (IPJ) lança o programa "Empreender, Criar e Inovar". Um programa de formação profissional para jovens entre os 20 e os 30 anos (inclusive), licenciados ou bacharéis de diferentes áreas académicas, que se encontrem desempregados há menos de um ano e que não estejam a frequentar o sistema formal de ensino.
Os jovens vão aprender a criar e a desenvolver um Projecto de Negócio. Para isso, terão Formação Profissional específica e apoio de técnicos Especializados. E, como forma de os incentivar, os três melhores projectos vão ser premiados e encaminhados para organizações de apoio ao empreendedorismo. Desenvolver a capacidade empreendedora e estimular a criação de um negócio, acautelar os factores e condições de sucesso de um negócio, dotar os formandos de conhecimentos essenciais sobre o ciclo, as fases, os recursos e instrumentos adequados à criação, manutenção e gestão de um projecto de negócio e fomentar a criação do auto-emprego são os objectivos.
O curso tem a duração de três meses (65 dias), seis horas por dia num total de 390 horas divididas em científico-tecnológica (282 horas) e prática-simulada (102 horas). Os jovens têm direito a bolsa de formação (média de 67 mil escudos/mês - 515 escudos/hora), subsídio de alimentação (680 escudos/dia), seguro de acidentes pessoais e subsídio de transportes ou alojamento (segundo a legislação aplicável).
Os interessados podem inscrever-se em qualquer delegação do IPJ ou nos seus Postos de Informação Juvenil até ao dia 3 de Agosto. O curso decorre em sete delegações regionais do País: Castelo Branco, Guarda, Bragança, Vila Real, Santarém, Lisboa e Setúbal. O curso inicia-se em Setembro e os jovens seleccionados frequentarão o curso de acordo com a proximidade das delegações regionais do IPJ onde se vão desenvolver as acções.