Por Raquel Fragata


Em palco, depois da deliberação do júri, os Ashfield, segundos classificados, e os F.E.V.E.R.

Com duas apresentações, no dia 23 e 29, decorreu na cidade da Covilhã o Covilhã Rock. Deste festival, integrado nas comemorações dos 590 anos da Feira de São Tiago, saíram vencedores os F.E.V.E.R.. De entre 156 maquetas recebidas pela organização foram seleccionados oito projectos para o concurso, que vai dar agora a oportunidade aos vencedores de gravar um CD, em estúdio profissional, e edição de 500 cópias.
Ao longo das duas noites de concertos, em que cada banda apresentou cinco temas originais no palco instalado no recinto do pavilhão da Associação Nacional de Industriais de Lanifícios (ANIL), o júri avaliou, pontuou e decidiu com base nos critérios de presença em palco e performance musical.
O júri, composto por representantes da Câmara Municipal, Conservatório Regional de Música da Covilhã, Rádio Clube da Covilhã, Associação Académica da Universidade da Beira Interior, das duas discotecas da cidade e um produtor de som, decidiu ainda distinguir os Ashfield como os segundos classificados desta primeira edição do Covilhã Rock.
A noite para os vencedores era já de comemoração mesmo antes de o júri debitar as pontuações. A presença dos F.E.V.E.R. no palco do Covilhã Rock marcou a sua vigésima actuação durante este ano. Habituados a concertos, e não sendo estreantes no trabalho de estúdio - os F.E.V.E.R. lançaram em Março o EP "... Of Human Bondage" - esperam que esta seja a oportunidade de se lançarem no circuito musical português. Nasceram em Dezembro de 99 e desde então já participaram em diversos tributos, entre eles um aos Motorhead - tema interpretado no encerramento do Covilhã Rock - festivais e outras actuações ao vivo.
Ainda este ano a Câmara quer ver o evento reeditado. As datas ainda não estão definidas, mas tudo indica que em Outubro haverá novamente divulgação do concurso. Os organizadores querem dar nova oportunidade àqueles que foram seleccionados nesta fase de participarem. O concurso vai ser relançado com novas selecções.