O Septeto Habanero foam a banda mais aguardada do Festival Cubano
Septeto Habanero
Rum e música cubana

A Covilhã foi palco na noite de sábado do Festival de Música Cubana. Do cartaz faziam parte um dos mais simbólicos e reputados grupos tradicionais de Cuba: os Septeto Habanero.

Por Raquel Fragata


Faltavam 15 minutos para as 11 da noite de sábado, 28, e o octogenário conjunto de músicos cubanos subiu ao palco das Festas de São Tiago, junto ao pavilhão da Associação Nacional de Industriais dos Lanifícios (ANIL).
A presença dos míticos Septeto Habanero no Festival Cubano, organizado pela Câmara Municipal da Covilhã para as comemorações dos 590 anos da Feira da São Tiago, atraiu centenas de pessoas à ANIL.
A noite estava quente e quentes foram os ritmos do Septeto Habanero, continuados pelos Típico de Sones e Gloria Mantacera, que se prolongaram até às 2 e 30 da madrugada.
Perante um recinto praticamente cheio, durante hora e meia, o septeto contagiou o público com canções e danças combinadas com rum e charutos disponíveis nas barracas de comerciantes instalados no recinto da ANIL.
O público não se deu por esgotado quando já passava da meia-noite e meia hora e ao palco subiram os Típico de Sones. A alegria dos músicos foi transmitida e cobrada pelo mais resistentes que não debandaram até ao final.