Por Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


Plantel que na próxima época vai ensaiar novo "assalto" à II Liga

O frio e o vento que na noite de quinta feira, 19, fustigaram a Serra da Estrela não conseguiram afastar o público da apresentação do plantel do Sporting da Covilhã para a época 2001 - 2002. Cerca de seis centenas de pessoas ignoraram a adversidade das condições atmosféricas e a hora tardia e marcaram presença no arranque dos "Leões da Serra" para a próxima temporada. Os presentes acabaram por não dar o tempo por mal empregue. A cerimónia teve honras de I Liga. Depois de uma exibição do Núcleo de Karaté do clube, que começou a aquecer as bancadas, foi a vez de entrarem em campo os jogadores que este ano vão fazer mais um "assalto" à II Liga.
Um a um, de leão ao peito, foram entrando as vedetas ao mesmo tempo que eram apresentados no altifalante e seguidos por um holofote desde a saída dos balneários até ao meio do campo. Mas as surpresas não se ficaram por aqui. No final do desfile das estrelas seguiu-se uma sessão de cerca de 20 minutos de fogo de artifício em todo o perímetro do relvado que surpreendeu não só os espectadores, mas também os jogadores e a equipa técnica. "Já sou treinador há 11 anos e nunca tinha visto uma apresentação tão magnânime", resume João Cavaleiro, o novo timoneiro da equipa serrana.

Época mais dura

Em relação à nova temporada, direcção e equipa técnica estão em sintonia. O objectivo, explica Cavaleiro, "é sempre fazer melhor que na época anterior. Neste caso, ficar em primeiro lugar e ascender à II Liga". O treinador admite que a temporada vai ser dura e mais complicada que no ano passado, mas acredita que o plantel "tem matéria para constituir uma grande equipa". A base que ficou, explica, "é boa e os jogadores que chegaram foram criteriosamente escolhidos".
O plantel principal é constituído por 19 jogadores, mas o técnico terá ao seu dispôr mais sete elementos da equipa Júnior. Para já não se perspectiva qualquer contratação, embora, quer o técnico, quer o presidente da direcção, admitam a possibilidade de adquirir mais um elemento depois do início do campeonato "caso se justifique". No entanto, sublinha Cavaleiro, "não vamos contratar por contratar e, se formos buscar mais alguém, terá que ser mesmo uma mais-valia para a equipa".

Milton marca dois na peladinha

A cerimónia de apresentação da equipa culminou numa peladinha de cerca de trinta minutos. Um jogo que ainda não deu para tirar muitas conclusões, até porque os índices físicos estão muito baixos depois das merecidas férias. Contudo, alguns dos jogadores mais novos não quiseram desperdiçar a oportunidade de se mostrar ao técnico. Ricardo Geraldes, oriundo dos Juniores demonstrou perfeito entendimento com os colegas, tal como Samuel, também Júnior, que, curiosamente já tinha sido apresentado na época anterior. Dos novos reforços, destaca-se José Carlos. A jogar na posição de extremo direito, o ex-Moreirense, mostrou ser bastante rápido e bem dotado tecnicamente. Argumentos que o podem transformar no substituto natural de Marco Cadete.
Do plantel que transita do último ano a nota mais positiva vai, necessariamente, para Milton, o autor dos dois golos que deram a vitória ao grupo que equipou de colete.


Plantel 2001-2002
Novas Caras, a mesma espinha dorsal

Os reforços: (em cima) Marco Abreu, Riça e Alexandre;(em baixo) José Carlos e Chalana
"A espinha dorsal da equipa manteve-se", refere João Manuel Petrucci quando confrontado com a quantidade de jogadores que deixaram o clube durante o defeso (sete). E, se alguns não conseguiram brilhar de leão ao peito, outros há que vão deixar saudades nas bancadas do Santos Pinto. Marco Cadete (Campomaiorense), Saúl e João Miguel, são os casos mais flagrantes. O responsável máximo pelo clube acredita, no entanto, que os novos reforços são de boa qualidade e vão colmatar a falta dos craques que abalaram.
O plantel serrano fica, então, assim constituído: Celso e Luciano continuam a disputar a titularidade na defesa das redes leoninas, enquanto na defesa, Marco Abreu (ex-Varzim) e Alexandre (ex-Oriental) se juntam a Piguita, João Carlos, Rui Morais e Pombo. No meio campo, para além do capitão Trindade, Capelas, Filipe Avelar e Milton, Cavaleiro vai poder contar com um jogador que bem conhece, Chalana (ex-Sanjoanense). Para o sector mais ofensivo, a concorrência é forte. Riça e José Carlos, ambos oriundos do Moreirense, juntam-se a Hélder Gomes, Hermes, Túbia e Ricardo Santos. Para além do plantel principal, Cavaleiro pode ainda contar com sete jogadores da formação Júnior: Tony e Spranger (defesas), Nobre, Salvado e Samuel (médios) e Ricardo Geraldes e Ricardo Viola (avançados).
Ao seu lado no banco, o treinador vai ter como adjuntos os veteranos Virgílio Martins e Juanito, para além do médico Jorge Santos Marques e do massagista Carlos Alberto.
No que respeita à organização e à logística do clube, e com a passagem de João Petrucci para a presidência da direcção, o departamento de futebol fica agora entregue a Floriano Geraldes, auxiliado por Vítor Caetano, Carlos Monteiro, Carlos Esteves e Nélson Dias.
O primeiro teste à preparação da turma covilhanense acontece já na próxima terça-feira, 31, às 21 horas, com a recepção ao Penafiel. Um jogo de apresentação que vai inaugurar também a utilização da iluminação artificial do Santos Pinto em jogos de futebol. Quatro dias depois, os "Leões da Serra" deslocam-se a Portalegre para defrontar o Estrela local às 20 horas. O primeiro jogo oficial disputa-se a 15 de Agosto, quinta-feira, com o Sernache, a contar para a Taça de Honra de Clubes em Provas Nacionais, enquanto o início do campeonato da II B está previsto para dia 26 do mesmo mês
.