Por Raquel Fragata


Manuel Santos Silva, reitor da UBI

O Senado da UBI aprovou, em reunião que teve lugar na reitoria na quarta feira, 25 de Julho, a proposta de criação e atribuição de competências do Gabinete de Educação Médica (GEM) da Faculdade de Medicina da UBI.
O Gabinete passa desde esta deliberação a ocupar várias funções usualmente atribuídas a diversos órgãos do Conselho Científico da UBI, como os de Director de Curso e de Comissão de Curso.
Para além destas novas definições, e segundo o regulamento daquele conselho, o GEM articula funções com a Comissão de Curriculum, grupo constituído por diversos coordenadores dos módulos de ensino, organizados por anos curriculares.
Esta deliberação de Senado, que teve lugar na reunião de 25 de Julho, foi tomada face ao funcionamento do ensino da Faculdade de Medicina em moldes inovadores, tal como previsto na Resolução de Ministros nº 140/98, que deu origem à Faculdade de Medicina.
Este órgão passa a funcionar com um director de Curso (nomeado por despacho reitoral com validade de quatro anos), elemento que assume também as funções de presidente da Comissão de Curriculum, dois docentes e técnicos educativos com formação nas Tecnologias de Informação e de Comunicação, um técnico superior para apoio administrativo, técnicos informáticos, pessoal educativo auxiliar ou bolseiros e um assistente administrativo.