Mestrado de Química
Nuno Salvado aprovado com tese sobre betão refractário

Por Raquel Fragata

 

Nuno Salvado, licenciado em Química Industrial pela UBI e actualmente docente de Físico-Química do ensino secundário na Escola João Franco do Fundão, prestou recentemente provas de mestrado em Química. A aprovação com a classificação de Bom com distinção foi legitima as expectativas do próprio candidato.
O júri das provas, constituído por Ana Maria Sagadães, professora associada da Universidade e Aveiro, Alice Inocência, associada da UBI e Tessaleno Devezas, também associado da UBI, depois de reunir deliberou a aprovação de Nuno Salvado no desenvolvimento da investigação sobre "Produção de Betões Refractários com Baixo Teor de Cimento Aluminoso para Revestimentos Monolíticos".
Para o mestre este foi um trabalho moroso, experimental "de aprender com o erro e fazer nova hipótese e voltar a experimentar". Os objectivos foram conseguidos e são um passo apenas para muitas outras descobertas que ficaram em aberto.
O tema da tese desenvolvida por Nuno Salvado pretendia descobrir as fórmulas de produção deste tipo de betão essencialmente utilizado para revestimentos de fornos. O caso estudado refere-se ao tipo de fornos monolíticos, isto é, constituídos por uma só peça. Da montagem do laboratório, até às experimentações, Nuno Salvado encontrou algumas dificuldades pela frente. A falta de materiais necessários às experimentações e a adaptação aos equipamentos, superada com a ajuda de técnicos, a moagem e peneiração para conseguir os volumes necessários para a composição dos diferentes aluminosos foi demorada.
Em 99 começou a sua investigação. Do trabalho de laboratório, pesquisa bibliográfica e montagem do laboratório, os primeiros ensaios e moagens, conseguiu, em Julho de 2000,obter a primeira composição com os resultados pretendidos.
Um material que é comercializado mas cuja "receita" não é divulgada na bibliografia existente sobre a matéria. As conclusões deste processo vão inclusivamente servir para outras investigações em desenvolvimento por candidatos a doutoramento na UBI.