Meia Noite No Jardim do Bem e do Mal
De Clint Eastwood

por ana maria fonseca

D
urante o mês de Agosto, o cinema na Covilhã é escasso. Felizmente, para ocupar aqueles dias em que temos direito à preguiça, podemos recorrer aos clubes de vídeo da cidade. A proposta desta semana vai nesse sentido.
"Meia Noite no Jardim do Bem e do Mal", realizado por Clint Eastwood em 1997, tem um ponto de partida bastante interessante, baseado no conflito entre a evidência urbana norte americana em conflito com a realidade do sul dos Estados Unidos.
A incursão num universo sobrenatural dá um toque diferente ao filme que talvez se torne demasiado longo, perdendo o fio ao que quer realmente transmitir, nomeadamente durante um julgamento que decorre.
Savannah mostra-se uma cidade cheia de habitantes misteriosos e excêntricos. A festa de Natal mais importante da cidade sulista acaba com um estrondo quando o afável anfitrião Jim Williams (Kevin Spacey) assassina um homem a tiro.
A festa acaba, o mistério começa.
O realizador Clint Eastwood conjuga morte, mistério e voodoo numa sumptuosa adaptação do bestseller de John Berendt, baseado em factos reais.
Kevin Spacey encarna um personagem obstinado e num dos grandes desempenhos a que já nos habituou.
Em parceria com John Cusack, um jornalista arrastado para a decadência e excentricidade de Savannah, lidera um ágil elenco que inclui Jack Thompson, Alison Eastwood, e The Lady Chablis.
Marque encontro para a Meia Noite no Jardim do Bem e do Mal.