Reitores decidem
Nova prova de acesso ao ensino superior

Por Ana Maria Fonseca


"Teste de avaliação da competência escolar" é o nome de uma nova prova de acesso que avaliará o raciocínio e o domínio da língua mãe dos alunos candidatos ao ensino superior. Este teste deverá pesar cerca de 10 por cento na candidatura e ainda não tem data prevista de implementação.

Está na mão dos reitores das universidades públicas nacionais decidirem sobre o conteúdo e a data de concretização de uma nova prova que será complementar ao sistema de acesso actualmente em vigor.
Este teste de aptidão verbal e de raciocínio, a pôr em prática, não deverá ter um peso superior a 10 por cento na média de candidatura do estudante que, neste momento, depende das notas dos exames do 12º ano, bem como da média do ensino secundário.
O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas ainda não adiantou uma data uma vez que pretende, em primeiro lugar, testar a utilidade do teste cujo objectivo é avaliar a autonomia do raciocínio e o domínio da Língua Portuguesa.
Esta medida surge perante a vontade dos reitores das universidades públicas portuguesas aperfeiçoarem o sistema de selecção dos candidatos actualmente em vigor.
Uma primeira versão da prova, que está a ser formulada por uma equipa da Universidade Nova de Lisboa em parceria com a Universidade do Minho, deverá ser testada já em Dezembro próximo.
O que se pretende é que, durante os próximos dois anos, decorram as fases do processo que levarão à implementação da prova. Em primeiro lugar, o teste deverá ser feito por alunos que já frequentam a universidade, a fim de aperfeiçoar e perceber a validade do formato da prova que deverá ser igual a nível nacional e para todos os cursos.