Bruno Borralhinho e o Quinteto de Metais da EPABI conquistaram os primeiros prémios das suas categorias

15ª edição do Prémio Jovens Músicos
Alunos da EPABI conquistam primeiros prémios




Por Ana Maria Fonseca


Bruno Borralhinho, natural da cidade da Covilhã e aluno da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) conquistou, na categoria de violoncelo, o primeiro prémio do concurso Jovens Músicos, promovido pela RDP a nível nacional.
Também o Quinteto de Metais da EPABI alcançou o primeiro prémio de música de câmara de nível superior.
Os resultados do Prémio Jovens músicos da RDP deste ano foram apurados no dia 31 de Julho, após as finais realizadas no auditório da emissora, em Lisboa.
Os músicos actuarão a solo com a Orquestra Gulbenkian, sob a direcção do maestro Ronald Zollman, no Concerto dos Laureados, espectáculo que se realizará dia 28 de Setembro no Grande auditório da Culturgest. Além deste concerto, o quinteto de metais gravará nos estúdios da RDP e participará no próximo Festival de Música da Costa do Estoril.
Quanto ao primeiro lugar da modalidade solista de violoncelo, Bruno Borralhinho receberá um instrumento de qualidade, participará num concerto com a Orquestra Sinfónica Juvenil e com a Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian e receberá uma bolsa de estudo nacional.
Realizado pelo 15º ano consecutivo pela Radiodifusão Portuguesa, esta edição contou com 42 solistas no nível médio e 29 no nível superior.
Quanto à música de câmara, o concurso avaliou 27 agrupamentos num total de 98 participantes.