Caetano Veloso
"Prenda Minha"




O verão é uma estação propícia à música brasileira. Principalmente quando se trata de um disco como Prenda Minha, de Caetano Veloso.
Alternando sons suaves e ritmo, Prenda Minha oferece uma selecção de músicas propícias ao repouso ou ao movimento. É o Brasil que aqui tem um fiel retracto cantado.
Gravado durante o espectáculo Livro Vivo, no Metropolitan do Rio de Janeiro, este CD está muito longe de ser mais uma versão ao vivo de um disco de estúdio do compositor baiano. Prenda Minha traz 18 faixas com gravações inéditas e regravações que soam como um mimo para o ouvinte.
Ao longo de todo o repertório de Prenda Minha, o compositor alterna momentos a solo, mais acústicos, com outros em que entram arranjos mais sofisticados, com metais, sopros e percussão.
O CD abre com Jorge de Capadócia, uma homenagem a São Jorge, já gravada por Caetano Veloso há 23 anos. A última faixa de Prenda Minha é Vida Boa, de Fausto Nilo e Armandinho, que funciona como uma espécie de resumo de todo o repertório do CD.
A maior parte das músicas é inédita na voz do cantor e compositor, que lê, na sexta faixa, um trecho de Verdade Tropical, um longo ensaio que elaborou sobre a génese e as projecções estilísticas, políticas e mercadológicas do tropicalismo.
Movimento aliado a repouso - é um aspecto do que o disco traz aos ouvidos: batucada das ruas da Bahia com orquestra de jazz e bossa nova.


por ana maria fonseca